ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Principais indicadores criminais caem no Estado e na região

ads3

ads4

Os dados do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) revelam uma redução significativa nos índices de criminalidade na região nos últimos quatro anos – tendência que também é percebida em nível estadual.

Conforme o coronel Valmir José dos Reis, comandante regional da Brigada Militar, essa queda dos números é resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança que iniciou em resposta à migração das facções da capital para o interior do Estado, em 2015. Inclusive, essa movimentação do crime organizado foi, na análise de Reis, a causa de uma onda de homicídios registrada em 2016.

ads6 Advertising

Publicidade

Cruzando os dados, o sistema ajuda a prever, por exemplo, regiões que estão na iminência de sofrer roubos a banco ou outros delitos de repercussão. “É um mecanismo de mosaico, como um quebra-cabeça. Você vai juntando fatos e pessoas, até chegar à origem ou à possibilidade de ações criminosas”, explicou.

O programa online atualiza dados constantemente, analisa os índices de ocorrências dos últimos 11 anos de cada mês e projeta estimativas de criminalidade, sempre propondo estratégias para a redução nos números. “Antes desse sistema, fazíamos nosso planejamento a partir de casos específicos que aconteciam, mas não tínhamos controle simultâneo de todas as ocorrências. Essa ferramenta permite que a BM atue antes que aquele dado previsto se torne uma estatística real. Passamos a interferir e barrar o crime”, ressaltou.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta