No próximo sábado, a Rua Marechal Floriano será tomada por seres fantásticos na 11ª Procissão das Criaturas. A partir das 20 horas, milhares de pessoas, com as mais variadas fantasias, vão desfilar no coração do município.
A concentração inicia-se às 18 horas, na Praça Getúlio Vargas. Mais tarde, a principal via da cidade receberá o tradicional show dos motoqueiros fantasmas, embalado por trios elétricos com DJs, além da apresentação do grupo Mad Max. Outro destaque é a performance do grupo de danças japonesas Aika, que trará para a festividade os tambores – instrumentos de percussão que são usados em cerimônias religiosas, teatros e ações militares. Ela será acompanhada pela Dança do Dragão Dourado.
Inspirada na tradição do Halloween norte-americano – marcado por crianças fantasiadas que saem pelas ruas e casas para pedir doces – a festa santa-cruzense recebe entusiastas de um amplo universo cultural. Desse modo, não se limita a monstros apavorantes, mas inclui personagens do mundo do cinema, das séries, da literatura, das contações orais e até do folclore. Além disso, desafia os participantes a usarem a imaginação para criarem fantasias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Motorista de aplicativo decora carro para Oktoberfest e vira atração entre passageiros
Segundo Eduardo Dalla Costa, um dos organizadores, ano após ano o projeto tem se tornado mais rico e plural, sem se limitar às fantasias comumente associadas ao Dia das Bruxas. Mencionou como exemplo a possibilidade de valorizar as personalidades que fazem parte da nossa história.
“Não costumamos questionar quem são as pessoas que levam o nome das nossas ruas, o legado delas e a história por trás dessa menção. Todos os assuntos que envolvem cultura podem ser trabalhados”, ressalta.
Publicidade
A organização tem trabalhado junto às escolas, incentivando educadores e alunos a realizar projetos e produções culturais que possam estar presentes no desfile. Também estimula famílias e grupos de amigos a criarem, dentro da festividade, seus próprios bloquinhos para marcharem juntos.
E para garantir maior diversidade e inclusão, haverá atividades com equipes de libras e monitores inclusivos, favorecendo a integração de pessoas com deficiência. Haverá ainda um veículo preferencial no qual PCDs, idosos, gestantes e pais com criança de colo podem desfilar.
A expectativa pela 11ª Procissão das Criaturas não é apenas entre os participantes, mas também entre os lojistas de fantasias e adereços. É o caso do Mercado da Bruxa, localizado no Shopping Santa Cruz do Sul.
Publicidade
Neste ano, a loja confeccionou chapéus de bruxas para quem quiser utilizar na caminhada. O sócio-proprietário do Mercado da Bruxa, Jahn Brasil, destacou que é um evento bastante aguardado pela equipe do estabelecimento, que costuma participar.
LEIA TAMBÉM: Série “Desobedientes” atinge 48 milhões de horas assistidas e é o novo hit da Netflix
Na loja Festa e Fantasia, situada na Rua 28 de Setembro, há uma grande diversidade de fantasias, inclusive infláveis, que vão de dinossauros a galinhas e outros personagens. Não faltam máscaras, tecidos e outros adereços para quem deseja enriquecer as vestimentas para o desfile.
Publicidade
Entre os mais procurados estão as máscaras do vilão Ghostface, da franquia Pânico, e do Jigsaw, de Jogos Mortais. A proprietária, Hélia Maria Bergamaschi, diz que a Procissão é um momento bastante esperado, pois a festividade, assim como a cultura do Halloween, consolidou-se há anos no município. “São momentos em que as pessoas se divertem bastante e se transformam nos personagens que tanto admiram”, enfatiza.
A expectativa também é grande na Multimix Bazar e Utilidades, na Rua Senador Pinheiro Machado, 687. Lá estão disponíveis diversos itens para maquiagem, sangue falso acessórios.
Conforme o proprietário, Francis Júnior Winter, por se tratar de uma festividade integrada ao calendário de eventos de Santa Cruz, a loja costuma receber muitos frequentadores, alavancando as vendas. “É um momento importante para a cidade.”
Publicidade
A expectativa, segundo Dalla Costa, é receber um público similar ao do ano passado, que chegou a 50 mil pessoas. Participantes de pelo menos 30 cidades estiveram na décima edição, dos Vales do Rio Pardo e Taquari, além de Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e até de Santa Catarina.
Os organizadores esperam mobilizar os setores gastronômico, hoteleiro e de serviço, além do comércio. A expectativa é gerar uma receita de R$ 2 milhões.
LEIA TAMBÉM: Curso gratuito de audiovisual abre 120 vagas para artistas e produtores do RS
A analista de marketing Patricia Andréa Kolberg, de 30 anos, participa da Procissão das Criaturas desde 2017. Desde a primeira vez, a moradora de Santa Cruz do Sul ficou completamente encantada com o evento.
Nos desfiles, Patrícia viveu momentos marcantes, pois além de ganhar prêmios em concursos de cosplay, conheceu o seu namorado, Carlos Alberto Kroetz Filho. Desde então, o casal planeja junto as fantasias para cada edição, o que torna a participação no evento uma tradição marcada pelo carinho.
Para a entusiasta, a Procissão evolui ano após ano, com participantes caprichando e investindo cada vez mais nas vestimentas. Ela percebe que as performances evoluem, ficando mais criativas e interativas, o que torna o desfile ainda mais divertido. “É um evento que agrada a todos os públicos e que tem um pouco de tudo, desde criaturas assustadoras até personagens clássicos do cinema, séries e animes. E é essa energia e essa criatividade que me fazem voltar sempre, porque cada edição é realmente única”, avalia.
LEIA TAMBÉM: Terror com nova forma em Telefone Preto 2
Por isso, a expectativa para a 11ª edição é “superpositiva”, especialmente a depender da empolgação nas ruas e nas redes sociais. Neste ano, Patrícia irá relembrar uma de suas fantasias mais especiais, que usou em 2019, da personagem Astrid, do filme Como Treinar o Seu Dragão 2, que lhe rendeu o primeiro lugar no concurso do evento.
“Tenho certeza de que no dia 1º de novembro teremos mais uma edição histórica, cheia de magia e repleta de diversão para toda a família, de um evento que já é muito querido pela cidade.”
Anualmente, a Procissão das Criaturas escolhe uma entidade social para ajudar com doações. Para a 11ª edição, a favorecida será a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot). Localizada no Bairro Ana Nery, é a primeira casa de hospedagem para pessoas em tratamento, além de oferecer assistência médica e apoio emocional. Desse modo, os participantes do desfile poderão levar uma caixa de leite integral ou doar valores via Pix. A entidade estará na concentração na Praça Getúlio Vargas, a partir das 18 horas.
A Procissão das Criaturas é uma promoção da Rádio FM 101,7. O evento em Santa Cruz vai ser transmitido ao vivo nas redes sociais do Portal Gaz. O Projeto Procissão das Criaturas conta com o financiamento da Lei de Incentivo Fiscal Federal Pronac 2411425, do Ministério da Cultura, governo federal.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
This website uses cookies.