Polícia

Procon apreende produtos falsificados em loja de celulares de Santa Cruz

Na última semana, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma operação de fiscalização em uma loja de celulares de Santa Cruz do Sul. A ação foi realizada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor, que teria adquirido um carregador, e suspeitou do item.

A vistoria contou com a presença do Fiscal do Procon Municipal, um representante da Apple, com o apoio da Guarda Municipal, que garantiu a segurança durante a operação. Durante a inspeção, foram encontrados itens que não atendiam aos padrões de qualidade e autenticidade, configurando a comercialização ilegal de produtos falsificados.

LEIA TAMBÉM: PRF prende taxista que divulgava localização de “blitz” policiais em grupo de WhatsApp

Publicidade

Em decorrência da irregularidade, o Procon Municipal abriu um processo administrativo contra o estabelecimento, que poderá ser multado e responsabilizado pela venda de produtos não autorizados, conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o coordenador do Procon local, Marcelo Estula, consumidores que utilizam produtos falsificados, como carregadores e acessórios para celular, podem enfrentar sérios riscos. Ainda segundo ele, esses itens, por não possuírem os selos de segurança e certificação exigidos, podem apresentar falhas, comprometendo a segurança dos dispositivos, sobrecarregar a bateria, causar superaquecimento e até incêndios. Além disso, o uso de produtos falsificados pode danificar o aparelho e invalidar a garantia do fabricante.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização apreende azeite de oliva adulterado em duas redes de supermercados no RS

Publicidade

Consumidores que quiserem efetivar uma denúncia, devem entrar em contato com o Procon pelos telefones 151 ou 51 3120 4650 (WhatsApp).

LEIA MAIS DE POLÍCIA

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.