Regional

Produção de azeite extravirgem deve chegar a 500 mil litros no RS

Com a escalada do interesse da população brasileira em consumir azeite de oliva extravirgem, o Rio Grande do Sul se prepara para superar a produção de 2022, que foi de 450 mil litros, e ultrapassar o volume de 500 mil litros neste ano. O objetivo é se manter líder nacional no setor, respondendo por 75% da produção – seguido por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

LEIA TAMBÉM: Azeite produzido em Encruzilhada está entre os melhores do mundo

Cerca de 100 milhões de litros de azeite de oliva extravirgem têm passado pela cozinha dos brasileiros a cada ano. Esse cenário colocou o Brasil como o segundo maior consumidor mundial do produto, só atrás dos Estados Unidos (com 300 milhões de litros). A evolução da atividade industrial fica evidente nos números. Em 2017, o Rio Grande do Sul tinha 17 marcas de azeite, quantidade que saltou para 80 rótulos.

Publicidade

O estado possui hoje 17 indústrias em operação. Além disso, há planos para abrir cinco novas fábricas até o final do ano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.