ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Produção de frutas incentiva a sucessão rural na região

ads3

Em Alto das Pedrinhas, no interior de Encruzilhada do Sul, a família Minuzzi enxergou na uva uma atividade com potencial de venda | Foto: Carina Venzo Cavalheiro

ads4

A produção de frutas tem atraído a atenção de agricultores no Rio Grande do Sul. A atividade é uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar, pois em áreas menores é possível obter boa rentabilidade onde a produção de grãos não seria tão viável. Além disso, a fruticultura tem estimulado a sucessão familiar em propriedades rurais. “A fruticultura costuma ser uma tradição nas famílias que vem dos bisavós e vai passando entre as gerações”, comenta o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago.

Nos 23 municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, a fruticultura se destaca em algumas localidades, como Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Ibarama e Sobradinho. Em janeiro é realizada a colheita da maior parte das espécies frutíferas cultivadas na região, como uva, melancia, maçã e mirtilo.

ads6 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta