Categories: Regional

Produtores rurais fornecem 60 tipos de alimentos para merenda em Venâncio

Os agricultores filiados à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) serão responsáveis pelo fornecimento de 60 tipos diferentes de alimentos para os alunos da rede municipal de ensino. A lista de itens foi elaborada na última semana pela equipe nutricional da Secretaria Municipal da Educação. A relação de produtos refere-se aos meses de junho, julho, agosto e setembro deste ano, dentro da segunda de três chamadas públicas para os produtores rurais do município, visando o fornecimento de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A listagem concentra produtos como conservas, laticínios, bolachas, massas, mel, melado, ovos, pães, hortifrutigranjeiros e produtos à base de peixe. O fornecimento deve envolver cerca de 30 produtores filiados à Cooprova. Juntas, as três chamadas públicas de aquisição de produtos para alimentação escolar garantem, ao longo do ano, renda de R$ 230 mil aos agricultores familiares venâncio-airenses. Este montante não leva em consideração as vendas via PNAE para outros municípios nem para as escolas da rede estadual, cuja aquisição é feita por encomenda direta das direções de cada educandário.

A relação de gêneros alimentícios a serem fornecidos foi definida em reuniões na última semana, entre secretarias municipais da Agricultura e da Educação, escritório da Emater-RS/Ascar e Cooprova. Outra entidade que participou dos encontros foi a Cooperativa de Prestação de Serviços e Assistência Técnica e Educação Rural (Coopsat). O grupo, que abrange 24 municípios da região, busca se habilitar para futuras chamadas públicas da alimentação escolar. Atualmente, a Coopsat conta com 60 famílias cooperadas em Venâncio, nas localidades de Linha Andreas, Linha Isabel, Santa Emília, Cerro dos Bois, Linha Campo Grande e Linha Chafariz.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.