Cultura e Lazer

Professor da Unisc lança guia de leitura acessível de clássicos de Foucault para novos leitores

No ano em que uma das obras mais influentes das ciências humanas completa cinco décadas de publicação, o professor Mozart Linhares da Silva, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lança Vigiar e punir de Michel Foucault: uma leitura guiada. É mais um passo no projeto que Mozart iniciou com Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desafios na contemporaneidade, lançado em 2024, pela Pedro & João Editores.   

Trata-se de um trabalho de divulgação e análise introdutória dos principais textos do filósofo francês Michel Foucault, cuja obra permanece atual e instigante. O público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação. Agora o foco do estudo é Vigiar e punir: nascimento da prisão, de 1975, livro mais conhecido do autor e considerado porta de entrada para seu pensamento. 

LEIA TAMBÉM: Saudações de Demétrio

Publicidade

Mozart: guia de leitura ajuda a compreender as ideias e implicações de Vigiar e punir

Com texto fluente e de fácil compreensão, mas sem perder o rigor, Mozart é hábil para elucidar conceitos complexos. Desse modo, constrói um guia perfeito para iniciantes na obra de Foucault. No Brasil, desde a primeira tradução em 1977 até 2024, Vigiar e punir já havia alcançado 42 edições. Para o professor, esse é “um feito que atesta sua permanência no debate acadêmico e intelectual”. 

Ao analisar o surgimento das prisões modernas, em substituição aos ritos de punição e suplício da era medieval, Michel Foucault mostra como a lógica disciplinar do sistema carcerário passa a ter reflexos em outras instituições. Escolas, quartéis, fábricas e hospitais também adotam seus mecanismos de vigilância e normalização, de padronização de condutas. É o chamado “poder disciplinar”, que ultrapassa os muros do confinamento.

Hoje em dia, com o advento de novas tecnologias, esse poder encontra outras formas de expressão. A influência das big techs e algoritmos das redes sociais tem seu papel na regulação de condutas, assim como  a nascente inteligência artificial. Tudo isso atesta a riqueza atemporal das ideias e insights apresentados em Vigiar e punir

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Biblioteca Municipal lança projeto semanal de troca de livros em Santa Cruz

Desigualdades

Em outra frente de trabalho, Mozart Linhares da Silva se une à doutora em Educação Larissa Scotta para organizar o livro Desigualdades: uma reflexão necessária em sala de aula, novamente pela Pedro & João Editores.

É uma coletânea de 20 textos de vários autores, ligados ao grupo de pesquisa (CNPq) “Identidade e Diferença na Educação”, sobre os desafios da inclusão e da justiça social. Os capítulos abordam desde desigualdades econômicas e no acesso à educação até questões ligadas a gênero, etnia e religião, entre outras. 

Publicidade

O objetivo é oferecer subsídios para discussão desses temas em sala de aula. Para mais informações, contato pelo e-mail mozartt@terra.com.br. Os dois livros têm distribuição gratuita.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.