No ano em que uma das obras mais influentes das ciências humanas completa cinco décadas de publicação, o professor Mozart Linhares da Silva, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lança Vigiar e punir de Michel Foucault: uma leitura guiada. É mais um passo no projeto que Mozart iniciou com Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desafios na contemporaneidade, lançado em 2024, pela Pedro & João Editores.
Trata-se de um trabalho de divulgação e análise introdutória dos principais textos do filósofo francês Michel Foucault, cuja obra permanece atual e instigante. O público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação. Agora o foco do estudo é Vigiar e punir: nascimento da prisão, de 1975, livro mais conhecido do autor e considerado porta de entrada para seu pensamento.
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Com texto fluente e de fácil compreensão, mas sem perder o rigor, Mozart é hábil para elucidar conceitos complexos. Desse modo, constrói um guia perfeito para iniciantes na obra de Foucault. No Brasil, desde a primeira tradução em 1977 até 2024, Vigiar e punir já havia alcançado 42 edições. Para o professor, esse é “um feito que atesta sua permanência no debate acadêmico e intelectual”.
Ao analisar o surgimento das prisões modernas, em substituição aos ritos de punição e suplício da era medieval, Michel Foucault mostra como a lógica disciplinar do sistema carcerário passa a ter reflexos em outras instituições. Escolas, quartéis, fábricas e hospitais também adotam seus mecanismos de vigilância e normalização, de padronização de condutas. É o chamado “poder disciplinar”, que ultrapassa os muros do confinamento.
Hoje em dia, com o advento de novas tecnologias, esse poder encontra outras formas de expressão. A influência das big techs e algoritmos das redes sociais tem seu papel na regulação de condutas, assim como a nascente inteligência artificial. Tudo isso atesta a riqueza atemporal das ideias e insights apresentados em Vigiar e punir.
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Em outra frente de trabalho, Mozart Linhares da Silva se une à doutora em Educação Larissa Scotta para organizar o livro Desigualdades: uma reflexão necessária em sala de aula, novamente pela Pedro & João Editores.
É uma coletânea de 20 textos de vários autores, ligados ao grupo de pesquisa (CNPq) “Identidade e Diferença na Educação”, sobre os desafios da inclusão e da justiça social. Os capítulos abordam desde desigualdades econômicas e no acesso à educação até questões ligadas a gênero, etnia e religião, entre outras.
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O objetivo é oferecer subsídios para discussão desses temas em sala de aula. Para mais informações, contato pelo e-mail mozartt@terra.com.br. Os dois livros têm distribuição gratuita.
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