ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Professora Lissi Bender convida vereadores para cerimônia de premiação

A professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Lissi Bender será uma das agraciadas com o prêmio Distinção Imigração Alemã RS 2016. Esta é a primeira vez que uma personalidade do Vale do Rio Pardo é lembrada para receber a distinção.

A professora esteve reunida com os vereadores nesta segunda-feira, dia 4, antes da sessão ordinária, para convidá-los para participar da entrega da premiação que ocorre em solenidade com jantar típico no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre no dia 18 de julho. Além de Lissi, representante do interior, Vergílio Frederico Perius, presidente do sistema OCERGS/SESCOOPRS será homenageado como representante da capital, Porto Alegre.

ads6 Advertising

Publicidade

A cada dez anos, a etnia alemã no RS e no Brasil celebra de forma especial a imigração alemã. No pós­guerra, a primeira grande comemoração aconteceu no chamado sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil, isto é, os 150 Anos da chegada da primeira leva de 39 imigrantes alemães a então Feitoria do Linho Cânhamo, futura São Leopoldo, berço da imigração alemã.

Eles chegaram ali em 25 de julho de 1824 e foram alojados numa fazenda de produção de cordas para navios chamada Feitoria do Linho Cânhamo, tocado com braço escravo, mas que tinha falido. Com os novos moradores, que receberam terras, animais e utensílios para trabalhar, surgiu São Leopoldo. Santa Cruz ocupa deveras um lugar de destaque dentre da história da imigração alemã no RS. A Colônia Santa Cruz inaugurou a segunda fase, promovida não mais pelo governo imperial, mas pelo então governo da Provínicia de São Pedro do Rio Grande do Sul.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta