Foto: Tiago Rech
A retomada de diversas festividades no interior de Santa Cruz do Sul chamou a atenção do governo municipal. Para resgatar e incentivar ainda mais a cultura e a história de integração comunitária, a Prefeitura deve lançar, após as eleições gerais, um programa de apoio financeiro às tradicionais sociedades de damas, de cavalheiros e de atiradores.
O anúncio do apoio foi feito pela prefeita Helena Hermany (PP) e o vice-prefeito Elstor Desbessell (PP) durante o Encontro de Sociedades em Linha Monte Alverne, na tarde desta segunda-feira, 25. A ideia do projeto surgiu após uma conversa com a bancada do Progressistas na Câmara, representada pelos vereadores Ilário Keller, Jair Eich e Henrique Hermany.
“Sabemos do sacrifício que essas sociedades passam para conseguir contratar uma banda, um ônibus, um equipamento de som. O apoio será para que sigam com essa tradição, assim como recentemente repassamos recursos para os clubes de futebol amador do interior”, afirmou Elstor.
Publicidade
LEIA MAIS: Dia do Colono e Motorista: data para celebrar tradição, história e trabalho
Em um primeiro momento, o Executivo irá abrir, a partir de hoje, um pré-cadastro para levantar a quantidade de grupos existentes e as suas principais necessidades. Até o dia 30 de setembro, os líderes podem acessar o site da Prefeitura ou irem presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Marechal Floriano, 19). Em uma análise inicial, já foram identificadas pelo menos 30 sociedades ainda ativas, algumas delas com mais de 100 anos.
“As sociedades de damas e cavalheiros representam a nossa tradição, a nossa cultura e a nossa história. Ouvimos falar que na Alemanha muitas delas já encerraram as atividades. Mas nós queremos fazer esse resgate para que mantenham sempre viva a chama da tradição germânica no município”, disse Helena.
Publicidade
This website uses cookies.