Educação

Programa de educação financeira impacta mais de três mil estudantes em 2025

Uma tarde de trocas, aprendizado e celebração marcou a última sexta-feira, 7, quando ocorreu o evento de encerramento do ciclo anual da Jornada da Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa integra a frente de responsabilidade social da Sicredi Vale do Rio Pardo concretizada nos programas educacionais desenvolvidos pela cooperativa na região. O encontro, que reuniu professores e gestores das escolas participantes, teve como sede a Associação Alliance One, em Vera Cruz (RS). Em 2025, foram mais de três mil estudantes impactados por meio do movimento.

O evento contou com momentos de conexão, confraternização e intercooperação. Ele celebrou as conquistas do ano, destacando o compromisso de todos com o futuro das novas gerações. “Foi um ano intenso de muitas aprendizagens. Conseguimos nos aproximar mais das escolas com as mostras pedagógicas acontecendo nas próprias instituições. Vivemos meses de descobertas, desafios e cooperação”, destacou a analista de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Daniela Ruppenthal Moura, responsável pela iniciativa. 

LEIA TAMBÉM: Emei Aliança deve ser reaberta até maio de 2026, diz secretária

Publicidade

Em parceria com o Sebrae-RS, como destaque do encontro estava a palestra Cuidar de Si para Cuidar dos Outros: Inteligência Emocional para Educadores, com a consultora empresarial Aline Kosak. Além disso, a Orquestra Escola Santa Cruz Filarmonia fez uma emocionante apresentação de músicas populares brasileiras. Os participantes receberam uma ecobag feita de tecido de guarda-chuvas e sombrinhas produzida por costureiras aprendizes do Projeto Regar, mantido pela Associação Grupo do Bem de Santa Cruz do Sul e ainda exerceram a solidariedade com a doação de matéria prima para a produção, ajudando a transformar o que seria descarte em novas possibilidades.

Jornada

O propósito da Jornada da Educação Financeira nas Escolas é instigar estudantes e docentes a fazerem escolhas conscientes sobre educação financeira, sustentabilidade e meio ambiente. A temática é transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa habilita professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental com metodologia baseada no contexto e realidade de cada comunidade escolar. Além dos estudantes impactados, em 2025, a iniciativa contabilizou 43 escolas participantes, mais de 250 professores envolvidos, em 
nove municípios da região.

LEIA TAMBÉM: Parque da Expoagro Afubra sedia etapa municipal de Campeonato de Robótica nesta sexta

Publicidade

A Sicredi Vale do Rio Pardo iniciou a Jornada em abril de 2021. “A educação financeira é muito importante para o futuro dos jovens. As escolas e os professores como nossos parceiros reafirmam o acreditar no cooperativismo para transformar vidas. Estamos felizes em reconhecer tudo que já construímos juntos”, ressaltou o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry. No próximo ano, o compromisso com a educação continua com mais um ciclo da iniciativa.

Resultados

Conforme Daniela, responsável pela Jornada, a cooperativa tem recebido retornos importantes das escolas e professores, como, por exemplo, o destaque de projetos em mostras científicas. Diante disso, está o Colégio Estadual de Monte Alverne (CEMA), do interior de Santa Cruz do Sul, que está muito satisfeito com a parceria. Durante 2025, o educandário realizou diversos projetos dentro da metodologia da iniciativa, sendo inscritos e premiados em eventos de apresentações de instituições de ensino técnico e superior.

LEIA TAMBÉM: Colégio São Luís debate clima após catástrofes no Rio Grande do Sul

Publicidade

Na Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2025 – da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto Meu Bicho, Meu Custo: Cuidando do Bolso e do Planeta, representado pelo 3º Ano, ficou em 1° lugar Anos Iniciais (1° a 3° anos). Ele consiste na investigação dos custos e cuidados com animais de estimação, relacionando educação financeira e consciência ambiental. O trabalho Unindo Campo e Cidade: Um Modelo de Cidade Sustentável, desenvolvido pelo 4º Ano, também ganhou notoriedade com Menção Honrosa Anos Iniciais (4° e 5° anos). Ele integra educação financeira e ambiental por meio de atividades práticas e interdisciplinares.

Com 3° lugar na área de Ciências Humanas da 9ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) ficou Gerações, Grana e Gaita: Criando Caminhos para a Sustentabilidade Financeira, realizado por alunos do 5º Ano. O projeto tem como produto um teatro com a educação financeira como pano de fundo das relações entre avós e netos. “A Jornada da Educação Financeira ampliou as metodologias de iniciação científica pensando na Educação Financeira para além do dinheiro, mas em valores mais profundos relacionados a sustentabilidade no contexto local”, salientou a supervisora e vice-diretora do CEMA, Débora Vogt.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.