Regional

Programação especial marca Setembro Amarelo em Venâncio Aires

O mês de setembro é considerado nacionalmente, o mês de prevenção ao suicídio. Durante o mês, diversas campanhas e iniciativas chamam a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental. Desta forma, o Comitê Municipal de Prevenção do Suicídio promove ações especiais para marcar a campanha Setembro Amarelo, em Venâncio Aires. Com o tema “Ressignificando a vida em meio à crise”, a programação inclui caminhada, palestras e encontros entre as atividades que buscam divulgar ações em prol da vida, dentro do mês dedicado à causa.

As atividades em alusão à campanha serão iniciadas na próxima terça-feira, 3, quando ocorre o encontro com médicos da rede municipal para debater a temática “Transtornos mentais: manejo no pós desastre”, com o médico Alex Terra.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para auxílio de agroindústrias encerram na sexta em Venâncio Aires

Publicidade

Para a quarta-feira, 4, está programada a Caminhada “Ressignificando a Vida”, a partir das 14 horas, em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Conforme a coordenadora do Comitê, Analuci Pesqueira, durante a passeata, haverá distribuição de frases com o objetivo de desmistificar o sofrimento mental e valorizar a vida. “Caminhamos pelas ruas do centro da cidade distribuindo frases e conversando com as pessoas sobre prevenção e ações do Comitê aqui no Município. Conversaremos com o público, levando informações de que temos um serviço que ajude a nossa população a refletir e falar sobre as questões relacionadas ao suicídio”, destaca a coordenadora.

No dia 11 de setembro, está agendado o encontro do Grupo de Apoio a Sobreviventes Enlutados por Suicídio. A atividade será realizada na Paróquia São Sebastião Mártir, sala 5, no horário das 14 às 16 horas. “Esse será um espaço de acolhimento, sem tabus nem julgamentos. Nosso objetivo é construir uma rede de apoio entre pessoas em luto pelo suicídio”, ressalta Analuci.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires já destinou 3,5 mil toneladas de entulhos da enchente

Publicidade

E para encerrar o cronograma de ações, o Comitê organiza um seminário aberto ao público com o tema “Ressignificando a vida em meio à crise”. A atividade será realizada no dia 13 de setembro, no Campus do IFSul, com início às 13 horas. O evento é gratuito e os interessados em participar do evento podem se inscrever através do formulário.

Sobre o comitê

O Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios é composto por representantes de diversos setores da sociedade e por profissionais representantes de serviços da saúde, assistência social, educação e segurança. Atualmente são 35 membros que se reúnem mensalmente, abordando temas relacionados a prevenção ao suicídio. “O Comitê tem como objetivo principal a promoção da vida, prevenção e pósvenção dos suicídios, através de ações amplas que vão desde palestras em escolas e empresas, até atendimentos individuais e em grupo”, destaca a coordenadora.

Programação do Setembro Amarelo

  • Terça-feira, 03/09 – Palestra “Transtornos mentais: manejos no pós desastre”, com o médico Alex Terra, para médico da rede municipal de saúde
  • Quarta-feira, 04/09 – Caminhada “Ressignificando a vida”, concentração na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, a partir das 14 horas.
  • Quarta-feira, 11/09 – Encontro do Grupo de Sobreviventes Enlutados por Suicídio, na Paróquia São Sebastião Mártir, sala 5, das 14 às 16 horas.
  • Sexta-feira, 13/09 – “IV Seminário: Ressignificando a vida em meio à crise”, no Campus do IFSul, com início às 13 horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.