Regional

Programação especial visa debater a inclusão dos PCDs

O Agosto Laranja foi aberto na tarde dessa terça-feira, 1º, na Praça da Bandeira. Trata-se de um mês dedicado às pessoas com deficiência (PCDs), conforme a lei municipal 8.687/2021, que contará com uma extensa programação de palestras, rodas de conversa, práticas esportivas, capacitações e outros eventos gratuitos. O objetivo é conscientizar e promover espaços de acolhimento e respeito a PCDs, familiares, cuidadores e amigos, além da comunidade em geral.

A atividade iniciou com uma caminhada que partiu da Catedral São João Batista e percorreu a Rua Marechal Floriano até o Palacinho. Com balões, camisetas e outros adereços na cor laranja, centenas de pessoas participaram e chamaram a atenção para essa pauta. Durante a solenidade de abertura, integrantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizaram apresentações de canto e dança.

LEIA MAIS: Jogos de inclusão, ensaios fotográficos e rodas de conversa: confira a programação completa do Agosto Laranja em Santa Cruz

Publicidade

Na ocasião, a prefeita Helena Hermany assinou o contrato de locação de um prédio que vai sediar o Centro Municipal de Atendimento ao Autismo, na Rua Thomaz Flores. “Este espaço vai amparar os filhos e seus pais, que precisam de acolhimento. Me elegi com a proposta de cuidar das pessoas, e isso inclui cada um de vocês”, disse. A estrutura deve ser disponibilizada ao público dentro dos próximos meses. Ela agradeceu ainda o trabalho e o empenho das diversas instituições e entidades responsáveis pela organização do Agosto Laranja. “Santa Cruz é uma cidade onde as pessoas se envolvem, participam e tornam este trabalho tão significativo pela causa da inclusão.”

LEIA MAIS: Santa Cruz terá Centro de Atendimento ao Autista

A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, reforçou a importância de não apenas as PCDs e seus familiares buscarem inclusão, mas também de a sociedade estar aberta e apta a recebê-los. “Quem tem deficiência passa por duas dificuldades: uma é a questão da acessibilidade e oportunidades, enquanto a outra diz respeito ao entendimento das outras pessoas e sobre como elas vão lidar.” Para ela, não há como trabalhar a temática da deficiência sem passar pela educação e é a isso que o Agosto Laranja se propõe.

Publicidade

Quem participa

A organização do mês da pessoa com deficiência é das secretarias de Desenvolvimento Social, Relações Institucionais e Esporte, Apae, Centro Dia, Associação Luz Azul, Associação de Inclusão e Respeito ao Autista (Aira), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bem Responsabilidade, ONG Desafios, Núcleo de Ações Criativas para Educação e Saúde (Naces) e Centro de Neurodesenvolvimento com ênfase em Autismo (Criançare).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.