ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Programação online marca o Dia Internacional da Mulher

ads3

ads4

O Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira, terá este ano uma celebração diferente. Em razão da pandemia e dos protocolos da bandeira preta, as atividades presenciais foram canceladas e uma série de lives e vídeos está sendo preparada para marcar a data. Em Santa Cruz do Sul, após o cancelamento da 13ª Caminhada Rumo à Saúde, Beleza e Bem-Estar, promovida pela Di Larouffe e Espaço de Vie, a organização lançou o Ao Vivo no De Vie – Edição Especial Mês das Mulheres.

Ao longo de março, diversas lives serão produzidas por mulheres de diferentes áreas, com assuntos relacionados à saúde, bem-estar, autocuidado e autoconhecimento. A abertura da programação aconteceu na última segunda-feira, com Fátima Siqueira, que é cocriadora do Espaço de Vie, terapeuta reiki e idealizadora dos projetos online Jornada Despertar e Ao vivo no De Vie. As atividades se estendem até o dia 31, com transmissão sempre às 20 horas, nas redes sociais do Espaço de Vie (@ espacodevie).

ads6 Advertising

Publicidade

Fátima destaca que o mundo atual tem sido um desafio às mulheres, que assumem multipapéis e, muitas vezes, não sabem dizer não. “Elas acabam ficando sobrecarregadas e, devido às inúmeras tarefas, deixamse em último lugar. As mulheres precisam se dar conta da necessidade do tempo para cuidar da vida, sem abrir mão de cuidar de si em todos os aspectos”, comenta. “A principal dinâmica das lives será a interação. Trata-se de um espaço de trocas e reflexão para mantermos a energia que nos conecta, para que juntas despertemos a Deusa poderosa e a força cocriadora que mora dentro de cada uma nós”, afirma.

O evento, que dá voz a diversas mulheres, possibilitando uma ampla representatividade, conta com convidadas de diversas áreas que se encaixam e se completam em suas particularidades. “São pessoas que usarão sua multipotencialidade para contribuir com as outras. Assim como você, são mães, filhas, esposas, namoradas, donas de casa, tias, avós, estudantes, profissionais de carreira. E, nem por isso, deixaram de sonhar e também estão sempre em busca da suas essências verdadeiras, de suas autorrealizações, a fim de potencializar seus brilhos”, ressalta Fátima Siqueira. Todas as lives estão sendo realizadas no espaço Espaço De Vie. Durante as transmissões, haverá sorteio de brindes.

ads7 Advertising
Dia da Mulher: libertas dos rótulos

Publicidade

Movimento Mulheres em Luta terá live domingo
O Movimento Mulheres em Luta (MML) de Santa Cruz do Sul realiza neste domingo uma live para marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Intitulada de A situação das mulheres trabalhadoras na pandemia, a atividade será realizada às 18 horas, com transmissão ao vivo pela página @MMLSantaCruzdoSul.

As participantes do evento são Vera Lúcia, da direção nacional do PSTU, e a professora Andrea Ortiz, que integra a CSP/Conlutas no Estado e a oposição à direção do Cpers. Na ocasião, serão debatidas questões relacionadas às mulheres trabalhadoras atingidas pela pandemia e a crise econômica e política em diferentes contextos: aumento do desemprego, precarização do trabalho, aumento da violência doméstica, dupla jornada de trabalho e cuidado de crianças, idosos ou pessoas doentes em suas famílias.

ads8 Advertising

Publicidade

“Diante do cenário dos últimos dias e seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações, decidimos fazer um vídeo de homenagem pela passagem da data. Na ocasião, as representantes da comissão regional de mulheres trabalhadoras sindicais abordarão questões sobre o tema deste ano, que é o Protagonismo da mulher junto a agricultura familiar. O material que está sendo produzido será disponibilizado na segunda-feira, nas plataformas digitais”, salienta.

A mobilização, que a cada ano é realizada em um município diferente, costuma ter ampla e variada programação. No ano passado, Santa Cruz do Sul sediou a 25a edição. O evento, no Parque da Oktoberfest, reuniu cerca de 5 mil pessoas e teve apresentações artísticas, discussões sobre temas específicos e participação de agroindústrias com produtos alimentícios e artesanais, comandadas exclusivamente por mulheres, além de outras atrações.

LEIA MAIS: Floriculturas de Santa Cruz apostam na telentrega no Dia da Mulher

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta