Categories: Regional

Programação religiosa movimenta a região na Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa tem intensa programação na região do Vale do Rio Pardo. As celebrações religiosas iniciam ainda pela manhã, às 10 horas, no Morro do Botucaraí, em Candelária, com a encenação da paixão e morte de Cristo. Contada por meio de um grupo de voluntários, entre personagens e figurantes, do grupo Cara & Cor’agem.

Tradicionalmente, peregrinos de diversas partes do Estado vão até o chamado Morro Santo neste dia para orar e pagar promessas. Os atores fazem nova representação hoje à noite, às 20h30, na estrutura montada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira.

Durante a tarde, em Santa Cruz, às 15 horas ocorre na Catedral São João Batista a missa da Paixão de Cristo. Às 19 horas será realizada no entorno da Catedral a procissão do Senhor Morto. um pouco mais cedo, às 17 horas, está marcada a 8ª Caminha da Paixão de Cristo ao Parque da Santa Cruz, que deve reunir aproximadamente mil fiéis.

Publicidade

A procissão entre dois pontos turísticos da cidade – a catedral e o Parque da Santa Cruz – se consagra como um dos principais eventos religiosos do ano no município. A celebração, sempre realizada na Sexta-feira Santa, relembra as últimas horas de Cristo, com orações e apresentações artísticas. A caminhada sai da Rua Ramiro Barcelos, em frente à igreja.

A partir das 18 horas, em Rio Pardo, são esperados 20 mil fiéis de todas as partes do Estado para a tradicional Descida da Cruz e procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade, com a participação do bispo emérito dom Sinésio Bohn.  A celebração começa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, que conserva a imagem do Senhor Morto, escultura em tamanho natural, com membros articulados. Após o cortejo segue pelas principais ruas da cidade.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.