Categories: Política

Projeto da LDO 2016 prevê congelamento dos salários dos servidores

O governador José Ivo Sartori (PMDB) entregou nesta manhã para o deputado Edson Brum, presidente da Assembleia Legislativa, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Rio Grande do Sul para 2016. Segundo o G1, a proposta prevê congelamento de salários dos servidores de todos os poderes e reajuste de apenas 3%, o  chamado “crescimento vegetativo”.

Sartori não falou com a imprensa após a entrega do projeto. Apenas o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, falou. De acordo com ele, o governo gostaria de poder incrementar mais o pagamento dos servidores, só que isso se torna impossível com a crise econômica que paira, não só no Estado, mas em todo o País. “Tenho certeza que a sociedade, e especialmente esses 3,2% dos trabalhadores gaúchos que atuam junto ao governo estadual, olhando o setor privado que vive uma crise muito mais dolorosa, saberão compreender”, afirmou.

No início desta sexta o governador se manifestou por meio de uma rede social. Ele publicou: “O projeto da LDO reflete a realidade sobre despesas e previsão de receitas do RS. Mais uma opção pela transparência.”

Publicidade

A partir de hoje o governo tem 30 dias para debater a LDO na Assembleia. Para justificar a política adotada no atual governo, Tatsch, cita as dívidas que o Estado vem acumulando ao longo dos últimos 44 anos, quando só em sete foi arrecadado um valor maior do que os gastos. “Estamos sendo realistas”, afirmou o secretário.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.