Enquanto ainda era candidato a prefeito de Santa Cruz do Sul, uma das principais promessas de campanha de Sérgio Moraes (PL) era a construção de um Centro Integrado de Bem-Estar de Saúde (Cibs) no município. Agora, passados mais de seis meses de governo, o projeto segue sendo estruturado para que seja colocado em prática nos próximos anos. Apesar da complexidade de sua implantação, o secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, avalia que já houve avanços.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o titular da pasta revelou que já houve a confirmação de recursos para a obra por parte do deputado federal Marcelo Moraes (PL), apesar de ainda ser necessário um aporte maior do orçamento municipal. Rabuske confirma que a ideia do Cibs está bem organizada e novidades deverão ser apresentadas ainda em 2025 ou no início de 2026. No plano de campanha, o objetivo era inaugurar o centro integrado em dois anos de governo.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores deverá ter sessão especial para debater agressões contra médicos
Publicidade
Até o momento, já foram feitas três reuniões para debater o tema. Também foram designados servidores que estão envolvidos no projeto do futuro Cibs – uma arquiteta trabalha na estruturação, enquanto outros dois profissionais calculam quantas salas serão necessárias e como funcionará o espaço.
Segundo Rabuske, também já há uma perspectiva de um local para a implantação da estrutura. O terreno está sendo avaliado em relação às questões técnicas, como a viabilidade da construção. “Acredito que isso não seja empecilho para sair do papel”, reforçou o secretário. A estruturação do Cibs já foi incluída como uma das prioridades do Eixo Social do Plano Plurianual de Santa Cruz do Sul para o período de 2026 a 2029.
LEIA TAMBÉM: Doação de sangue passa a funcionar de segunda a sexta em Santa Cruz
Publicidade
Desde o período de campanha eleitoral, o prefeito Sérgio Moraes apresentava o Cibs como um lugar que reuniria o acesso a consultas, exames, laboratório e à Farmácia Municipal. Com espaço apropriado e amplo estacionamento, o lugar deverá concentrar também áreas administrativas. O plano de governo reforça que o objetivo é “desburocratizar e dar agilidade ao atendimento e agendamento de consultas, preconizando eficiência à saúde pública”.
De acordo com o secretário de Saúde, a ideia é que o primeiro atendimento à população siga acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, os pacientes serão encaminhados às respectivas especialidades, concentradas no novo centro integrado.
*Colaborou a jornalista Carina Weber
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.