Educação

Projeto de educação antirracista envolve comunidade de escola no São João

Na beleza dos trabalhos artísticos, a dedicação e o envolvimento ficam evidentes. Esse é o cenário na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, no Bairro São João, em Santa Cruz do Sul. Por lá, os últimos dias foram para destacar reflexões e discussões que já fazem parte do dia a dia na sala de aula. Desde a última segunda-feira, 17, até esta quarta, 19, ocorre a 2ª LeoAfro – O afro de todos nós, uma programação que envolve comunidade escolar e convidados, proporcionando formação diferenciada.

Na instituição, o projeto de abordagem de educação antirracista é realizado por vários professores, em conjunto com a equipe diretiva, durante todo o ano letivo. “Como escola, como profissionais da Educação, nós entendemos a importância de abordarmos as várias situações que envolvem os tipos de racismo: como ele acontece, forma de identificação, de combate”, explica a professora Ana Paula Teixeira Porto. Por meio das atividades, o objetivo é proporcionar uma construção humana que valorize as contribuições das culturas afro-brasileira e africana.

LEIA TAMBÉM: Dia da Consciência Negra é lembrado na escola Guido Herberts

Publicidade

Para isso são realizadas diversas atividades, especialmente nos componentes de Arte, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ensino Religioso, com iniciativas que contemplam documentários, filmes, peças teatrais, rodas de conversa, palestras e construções de trabalhos artísticos. Nessa programação, portanto, surge a Semana Afro, cuja primeira edição ocorreu em 2023.

Conforme lembra Ana Paula, a ideia é sempre trazer algo novo a cada edição, para envolver a todos. “A temática pode ser diferente, mas sempre vai possibilitar esse aspecto fundamental que é uma educação antirracista. Muito mais do que implementar a legislação vigente, priorizamos esse olhar sensível para todas as culturas e também contra a discriminação em virtude da cor de pele.”

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores destaca Semana da Consciência Negra

Publicidade

Para todos

Entre os 530 estudantes da Escola Leonel Brizola, que atende do 1º ao 9º ano, Franciele Rabuske Bender, 14 anos, ressalta a importância da proposta. “As atividades estimulam a gente a ter um pensamento reflexivo e crítico sobre as situações vividas no cotidiano, no meio educacional, seja sobre o preconceito ou sobre a herança cultural desses povos, que pode ser encontrada em palavras, músicas e danças.”

A jovem ainda ressalta as possibilidades do projeto. “É uma atividade que estimula a todos. Com os mais pequenos, pode ser trabalhada de forma mais lúdica. Já os demais podem ser incentivados a consumir literatura e a realizar pesquisas sobre diversos assuntos. Assim podemos falar sobre o combate ao racismo e a valorização às culturas não só no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, mas sempre”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Heloisa Poll

Share
Published by
Heloisa Poll

This website uses cookies.