A manhã desta terça-feira, 3, foi de integração com estudantes na Câmara Municipal de Vereadores de Vera Cruz. Em parceria com a Secretaria de Educação e Departamento de Trânsito da prefeitura, o Projeto Trânsito Vida vem promovendo uma série de ações com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas, buscando um trânsito mais seguro através dos mais jovens. As atividades relacionadas à preservação da vida, foram realizadas com as escolas municipais, João Carlos, Jacob Blész, Elemar Kroth e Walter Dreyer.
Na oportunidade, cerca de 70 alunos do 1° ao 5° ano participaram da palestra com o ciclista Miguel Lawisch, que no ano de 1991, viajou de Santa Cruz do Sul a Los Angeles de bicicleta, no período de um ano e 25 dias. Lawisch é um dos fundadores e presidente do Santa Ciclismo e palestrou sobre o uso consciente da bicicleta, noções básicas no trânsito e sinalização obrigatória, além de citar pontos importantes das suas andanças pelo mundo sobre duas rodas. Também foram convidados os alunos da pré-escola da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente J. J. Mesquita para participarem da Escolinha de Trânsito.
Conforme o coordenador do Projeto Trânsito Vida, Antonio César Alves, cada atividade é direcionada conforme a faixa etária. “Para os mais velhos são trabalhos específicos e palestras, por exemplo. Para os pequenos, montamos pequenos circuitos interativos, que é o caso da Escolinha de Trânsito”, explica. “Atividades lúdicas ajudam a criança a entender melhor como funciona o trânsito e, assim, ela já começa a corrigir as infrações cometidas por seus pais”, concluiu. O projeto conta com a participação de cerca de 200 voluntários de diversos municípios e escolas da região.
Publicidade
Maio Amarelo
A culminância das atividades acontece ainda este mês, período em que é celebrado o movimento Maio Amarelo. O Movimento chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em data ainda a ser confirmada, o objetivo é uma ação coordenada entre diversos parceiros e mobilizar os vera-cruzenses quanto a segurança no trânsito e alertar sobre situações de imprudência.
Publicidade
This website uses cookies.