Saúde e Bem-estar

Projeto de médica santa-cruzense ganha prêmio estadual

Um projeto inédito criado em Santa Cruz do Sul com o objetivo de combater o câncer de colo de útero foi reconhecido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) no Prêmio de Melhores Práticas na Medicina 2025. A honraria, que valoriza as iniciativas que unem inovação, ética e impacto social, foi entregue na noite de quarta-feira, 15, no Teatro da Amrigs, em Porto Alegre, celebrando a Semana do Médico e o Dia do Médico, que transcorreu nesse sábado.

Criado pela médica ginecologista Denise Müller, presidente da Associação de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (Apcolu), o programa recebeu o primeiro lugar na categoria Setor Público. Iniciada em Santa Cruz do Sul e região, a iniciativa promove a busca ativa de alunos não vacinados contra o HPV e também reforça a conscientização entre as famílias. 

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Lions Clube Aliança e Prefeitura de Santa Cruz vai reduzir fila de espera por consultas

Publicidade

Segundo a médica, a mobilização resultou em um aumento de 250% a 400% no índice da cobertura vacinal em 60 dias. Diante dos bons resultados, em 2023, o Imuniza Escola foi implementado em todo o Estado por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde. Assim, uma ferramenta digital auxilia as escolas na revisão da carteira de vacinação, além de ajudar as famílias na lembrança da atualização das vacinas em atraso.

Denise esteve em Porto Alegre para receber o prêmio. Para ela, ter uma prática em saúde reconhecida por instituição de tamanha importância e seriedade em um concurso de nível nacional é motivo de orgulho. Ressaltou ainda que, além de ajudar os municípios a atingir os índices de prevenção primária – por meio da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) – para erradicação do câncer de colo do útero, a iniciativa ainda acolhe outras vacinas do Programa Nacional de Imunização.

LEIA TAMBÉM: Mortalidade por câncer de mama cai no RS em 2024

Publicidade

Pela saúde

Na avaliação de Denise Müller, com as políticas públicas existentes no Rio Grande do Sul, é possível sonhar com menos câncer. E que juntos, vamos longe. “A premiação traz força ao movimento que vem sendo feito desde 2019 diante da minha inconformidade pessoal em relação a uma doença”, afirma a profissional. “É a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres até os 35 anos e segunda até os 60 anos. Ela não precisaria mais existir se os recursos disponíveis, inclusive no SUS, fossem usados de maneira adequada.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.