Regional

Projeto de ponte no interior de Candelária ganha impulso

A Prefeitura de Candelária realiza tratativas com o objetivo de instalar uma ponte de ferro sobre o Rio Pardo, na divisa entre a localidade de Rebentona com a Prainha de Vale do Sol. O projeto está baseado na estrutura de um ramal ferroviário extinto, situada em uma fazenda do município de Alegrete. Uma comitiva de moradores da Rebentona foi até o local onde está fixada a construção e constatou que a travessia encontra-se em excelentes condições.

A ideia de utilização da ponte foi debatida pela primeira vez, de forma mais efetiva, em uma reunião na Prefeitura no dia 25 de julho deste ano. O encontro teve a presença do prefeito Nestor Ellwanger, do senador Luis Carlos Heinze (PP), dos secretários municipais de Administração e de Indústria e Comércio, respectivamente, Jorge Mallmann e Flávio Karnopp, além de um grupo de moradores da Rebentona.

LEIA TAMBÉM: Vila Mariante luta para se reerguer após enchente

Publicidade

O senador Heinze tem sido um incentivador do projeto e está, segundo o secretário Mallmann, “abrindo portas” para sua viabilização. Recentemente houve uma reunião virtual com a participação de representantes da Prefeitura, do senador e de moradores da Rebentona, onde foram debatidas questões do passo a passo cumprido para o avanço do projeto.

Na quarta-feira ocorreu uma nova reunião na Prefeitura, com participação dos secretários Jorge Mallmann e Flávio Karnopp, moradores de Rebentona e do representante de uma empresa que mostrou interesse em desmontar a ponte em Alegrete e remontá-la em Candelária.

LEIA TAMBÉM: Devolução do ICMS vai beneficiar 3,9 mil pessoas em Santa Cruz

Publicidade

Um orçamento foi apresentado, e o senador Heinze indicou possíveis parceiros interessados em ajudar a viabilizar a iniciativa. Ao final da reunião de quarta-feira, o representante da empresa foi até o local onde está projetada a ponte para uma verificação pessoal. Segundo os secretários Mallmann e Karnopp, o pedido de uso da estrutura desativada já foi protocolado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que, em resposta, solicitou uma série de documentos necessários para levar adiante o projeto.

Os documentos de competência do Município já foram remetidos ao Dnit. No orçamento apresentado, a própria empresa responsável pela desmontagem e montagem se responsabilizaria pelo transporte da ponte. A ideia é utilizar uma parte com arcos de 40 metros, fixados em vão livre em duas outras partes laterais presas em pilares. O projeto prevê a participação das prefeituras de Candelária e de Vale do Sol.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.