Educação

Projeto Geração do Amanhã Urbano forma turma de Monte Alverne

O projeto Geração do Amanhã Urbano formou mais uma turma na noite dessa quinta-feira, 26, no Colégio Estadual Monte Alverne (Cema). Durante oito encontros no turno inverso, desde o mês de agosto, 20 adolescentes aprenderam questões relacionadas ao empreendedorismo, construíram autoconfiança e autocontrole e melhoraram a comunicação.

O projeto é desenvolvido pela ONG Foco Empreendedor, que tem 12 anos de atuação na sociedade e conta com mais de 200 alunos com diplomas do programa. Ele desenvolve ações junto a empresas públicas e privadas, por meio de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade.

LEIA TAMBÉM: Projeto Geração do Amanhã Rural forma primeira turma em Vera Cruz

Publicidade

Segundo a presidente e idealizadora da Foco, Áurea Binz, a iniciativa visa preparar o adolescente para o mercado de trabalho, “para que possa ser empreendedor e sonhar com aquilo que faz sentido para a vida dele”. Ela ressaltou que o projeto também desenvolve uma comunicação não violenta e aproxima os alunos de seus pais.

Áurea, idealizadora e presidente da ONG | Foto: Ricardo Gais

O projeto ocorre de forma gratuita e é realizado com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Santa Cruz e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). No Colégio Monte Alverne, as aulas foram ministradas pelos instrutores Carina Bublitz, 39 anos, e Felipe Limberger, 27.

A diretora do colégio, Marcia Redieske, elogiou a iniciativa durante seu discurso. “Eu vi o retorno positivo na postura dos alunos e eles como protagonistas dentro da escola.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudantes da Affonso Rabuske concluem curso sobre gestão e liderança

Em outras escolas

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, destacou que o projeto Geração do Amanhã Urbano pode ser expandido para outras escolas estaduais. O assunto também é visto com bons olhos para ser implantado em escolas municipais. O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, disse que outros programas, como o Geração do Amanhã Rural, já foram trabalhados nas instituições.

Para a vida toda

A primeira aluna a receber o certificado no saguão do Colégio Monte Alverne foi Nataly de Olivera, 17 anos, do 1º ano do Ensino Médio. Para ela, é um curso que apresentou lições para a vida toda. “Eu notei que melhorei minha comunicação e a maneira de tratar as pessoas.” Ela sublinhou que novos horizontes para o mercado de trabalho foram criados. “Penso em ser advogada, uma profissão que exerce muito a comunicação com as pessoas.”

Publicidade

O pai da jovem, Alceu Odilo de Oliveira Filho, 41 anos, estava orgulhoso da filha. “Esse projeto é muito bom para ela, pois conhecimento nunca é demais. Além disso, sempre terá meu apoio nas decisões dela. E eu, como pai, vou aprendendo junto,” afirmou o agricultor.

Nataly e Alceu: importância do projeto | Foto: Ricardo Gais

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.