ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto prevê que autoescolas deverão ter veículo adaptado

ads3

ads4

Autoescolas brasileiras com mais de dez veículos deverão ter pelo menos um carro adaptado para a formação de condutores com deficiência. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 195/2011, aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na última semana. O texto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebe decisão terminativa (se não houver recurso, segue direto para a Câmara dos Deputados).

Segundo o autor, senador Ciro Nogueira (PP-PI), a iniciativa é importante porque as pessoas com deficiência precisam de veículos adaptados para aprender a dirigir, mas há escassez de autoescolas aptas a ensiná-los, pela falta desses automóveis.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Tecnologia que pode virar sucata: CFCs avaliam se mantêm os simuladores

O relator, senador Acir Gurgazc (PDT-RO), apresentou texto alternativo, modificando trechos da proposta original que mencionava apenas a deficiência física. Para Acir, restringir o tipo de deficiência limitaria o alcance da norma que poderá beneficiar pessoas com outras deficiências.

ads7 Advertising

Publicidade

O substitutivo também traz outras alterações, como a eliminação da menção ao Conselho Nacional de Trânsito na determinação das punições, já que cabe ao Poder Executivo disciplinar o funcionamento de seus órgãos. E, em vez de alterar o Código de Trânsito Brasileiro, modificou o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015).

A lei entrará em vigor, se aprovada, 100 dias após sua sanção. A isenção do IPI só será possível no ano seguinte à aprovação do Orçamento da União com a estimativa de renúncia fiscal.

ads8 Advertising
Autoescola para quem sabe dirigir: ajuda para vencer o medo

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta