Política

Projeto propõe parcerias entre escolas e a sociedade civil

Tramita na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul o Projeto de Lei do Legislativo nº 88/2025, de autoria do vereador Eduardo Wartchow (NOVO), que propõe a criação do Programa Municipal Amigos da Escola. A iniciativa visa incentivar a participação voluntária de pessoas físicas e jurídicas na melhoria da rede pública municipal de ensino.

Inspirado na Lei Estadual nº 14.734/2015, o programa tem como foco a aproximação entre a comunidade e as escolas, promovendo parcerias para a doação de equipamentos, livros, itens de informática, patrocínio de reformas e outras ações de apoio indicadas pelas próprias instituições de ensino.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura encaminha à Câmara pedido de abertura de crédito suplementar para Educação

Publicidade

“Vi escolas com dificuldades para cuidar de problemas estruturais, que demandam reformas. Esse projeto pode resolver não apenas isso, trazendo a participação de pais e empresas locais, mas também permitir que outros problemas específicos de cada escola sejam solucionados sem depender de recursos públicos”, relatou o vereador.

A proposta não gera custos para o poder público municipal e ainda prevê mecanismos de valorização dos colaboradores, como a concessão de certificados e a possibilidade de divulgação das ações sociais realizadas, reconhecendo publicamente quem contribui com a educação do município.

O projeto agora aguarda análise e votação pelos vereadores. Caso aprovado, o Poder Executivo poderá regulamentar a iniciativa e desenvolver campanhas para ampliar a adesão ao programa.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.