ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto quer que espaços ajudem mulheres em risco

ads3

Para ter mais segurança: PL de Nicole Weber diz como estabelecimentos podem colaborar

ads4

Uma iniciativa da vereadora Nicole Weber (PTB) tem por objetivo garantir a segurança das mulheres em estabelecimentos de Santa Cruz do Sul. Foi protocolado na quinta-feira, 28, o Projeto de Lei Encontro Seguro. Ele define que bares, restaurantes e casas noturnas ofereçam ajuda a clientes mulheres que estejam em um encontro e se sintam em situação de risco.

Os estabelecimentos deverão afixar nos banheiros femininos um aviso de que estão à disposição para ajudar as mulheres que eventualmente se sintam ameaçadas pelo seu acompanhante. “Como destacamos na justificativa do projeto, hoje muitas pessoas se conhecem pela internet ou por aplicativos com esse fim, e, nessa dinâmica social, que é saudável e não deve ser condenada, a mulher acaba sendo o lado mais vulnerável”, frisou.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Educação é a chave contra o abuso sexual de crianças

“Essa é uma ocorrência silenciosa, mas quem está na linha de frente sabe o quanto é comum que mulheres passem por isso. O projeto é mais uma ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher e visa evitar muito sofrimento que pode partir de um encontro mal-sucedido com o homem errado”, ressalta.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara retoma sessões ordinárias nesta segunda

Como funciona
O estabelecimento deve criar um código para o pedido de ajuda, que pode ser um item do cardápio ou qualquer outra palavra ou frase. Ao pedir o item a um atendente, este deve acompanhar a mulher até a saída do local, chamar um transporte se for necessário e, ainda, se for de desejo da cliente e a situação exigir, acompanhá-la até a Delegacia de Polícia para fazer registro de ocorrência.

No ano passado
Assédio sexual 1
Ato obsceno 1
Estupro 17
Importunação sexual 4

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta