ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto Repensar: professor aposentado mantém horta e pomar no Centro; veja fotos

ads3

Após uma vida inteira dedicada à educação, Afonso, de 72 anos, também se realiza no pomar: para ele, atividade é uma terapia

ads4

Afonso Antônio Dick, de 72 anos, construiu uma carreira invejável na educação. Ele estima que teve 1,6 mil alunos em mais de quatro décadas de sala de aula. Hoje aposentado, dedica-se a uma atividade que também lhe proporciona grande realização pessoal: os cuidados com o jardim e com um imenso pomar.

Afonso Dick estudou em seminários de Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul, e aprendeu diversos idiomas, como latim, grego, francês e italiano. Em Santa Cruz, lecionou no Ernesto Alves por três anos, dando aulas de Português.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar: ensino pode evoluir, apesar da pandemia

“Era um estímulo aos alunos, para que pudessem despertar o interesse por alguma das áreas e, depois, iniciar a formação profissional conforme essa vocação”, detalha. Afonso também deu aulas de Idioma e Literatura Latina no curso de Letras da antiga Fisc e depois na Unisc. Foram 12 anos de docência na universidade.

ads7 Advertising

Publicidade

É quase uma herança, já que a família o ensinou a cultivar o que a natureza proporciona desde a infância, na localidade de Linha Nova. Já quando professor, levava as frutas e verduras produzidas em casa para o preparo da merenda na escola.

Há uma década, após o falecimento da mãe, aos 100 anos, Afonso passou a viver na residência atual, na Rua Pastor Hildebrand, no limite do Centro com o Bairro Margarida. Na área de 300 metros quadrados, o ex-professor aproveita cada centímetro.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta