A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira das diversas ações que serão promovidas pelo Projeto Saúde na Maturidade. Na tarde de terça-feira, dia 5, durante o baile promovido pelo Grupo Melhor Idade Alegria de Viver, do Bairro Schultz, realizado no CTG Lanceiros de Santa Cruz, mais de 100 idosos foram vacinados contra a gripe.
Conforme o Secretário de Saúde, Henrique Hermany, a primeira ação configurou-se em um dia muito especial. “Que todos possam aproveitar as atividades que buscam a integração da Maturidade Ativa. O Projeto Saúde na Maturidade tem como objetivo levar os projetos existentes na área da Saúde aos grupos organizados pela terceira idade. Atualmente contamos com 25 grupos, sendo metade no interior e a outra na cidade. Nosso objetivo é descentralizar estas ações, evitando com que a terceira idade se desloque aos postos de saúde. Assim facilitamos o acesso deles à rede pública de saúde”, explicou.
Mais duas atividades estão previstas dentro do Projeto Saúde na Maturidade e acontecerão nos bailes dos grupos que ocorrem nos dias 12 e 19 de maio. “O foco agora é a vacinação, mas haverá outras iniciativas tais como palestras nutricionais, cuidados com medicamentos, enfim projetos na área preventiva. O objetivo é realizar quatro atividades em cada grupo ao longo do ano, totalizando cerca de 100 em 12 meses”, afirmou.
Publicidade
Projetado nos moldes do Maturidade Ativa, que é coordenado pela Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, e idealizado por Henrique Hermany, no período em que foi titular da pasta, o Saúde na Maturidade traz como foco o público acima de 60 anos, a melhor idade.
Prevenção
Nilza Pommerehn, 58 anos, aproveitou o baile sem descuidar da saúde. Integrante do Grupo Flor da Vida, da Comunidade São José, recebeu a vacina contra a gripe. O grupo, composto por 92 integrantes, trouxe para o evento cerca de 50 pessoas. “É muito importante cuidar da saúde. Este projeto é essencial, pois além da integração dos idosos, chamada a atenção para a vacinação”, contou.
Publicidade
This website uses cookies.