Educação

Projeto usa literatura infantil para combater o bullying nas escolas

“A menina Sophia, com cabelo de arco-íris, faz amizade com um cavalo diferente que possui um chifre em formato de córneo, o Unicórnio. Por meio da aceitação, cumplicidade, carinho e muito amor a dupla revela o quanto suas singularidades os tornam especiais.” Este é o enredo do livro infantil Uni, da escritora e educadora gaúcha Márcia Tatiana Funke Dieter, que leva a história para as salas de aula de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. O contexto lúdico da obra literária incentiva a conscientização dos alunos sobre respeitar as diferenças e o quão nocivo pode ser o bullying.

Trata-se do projeto Pare, Olhe, Ouça e Sinta: o bullying na escola, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O objetivo, explica a autora, é mostrar a importância do envolvimento da literatura infantil na prática escolar através da contação de história planejada, contribuindo para reflexões e diálogos sobre bullying entre professores e alunos. “Por vezes, jovens e também adultos, que não experimentarem esse respeito, esse amor desde crianças, tendem a crescer experimentando o bullying e, um dia, podem decidir por vingança, indo ao encontro daqueles que não podem defender-se, os menores”, afirma Márcia, professora, pesquisadora da literatura infantil e especialista em diversidade cultural e inclusão social.

LEIA TAMBÉM: Unisc completa 31 anos e reforça presença ao lado da comunidade

Publicidade

Estão previstas 268 atividades: 253 palestras para alunos da pré-escola, primeiro e segundos anos, e 15 encontros com professores para formação de educadores do tema durante 75 dias. A primeira fase começou na última quarta-feira, 19, em Venâncio Aires, e chega nesta quarta, 26, a Santa Cruz do Sul. Ao longo de todo o projeto serão distribuídos, gratuitamente, 3 mil exemplares do livro Uni para serem trabalhados com as crianças em salas de aula – 350 deles editados em braile. A obra também está disponível em formato digital, no YouTube, contada pela autora com a participação de intérprete de libras.

O trabalho inicia com os educadores, que ouvirão da autora a história de Uni como se fossem as crianças e, após, debaterão sobre o que foi sentido e vivenciado. O objetivo deste primeiro estágio é pensar em estratégias e possibilidades para tratar do tema bullying com os alunos no ambiente escolar. Na sequência, será a vez dos pequenos que, através do diálogo entre si, trarão sentimentos, relatos de vivências, suas opiniões e ideias, que serão trabalhados com dinâmicas para enaltecer suas singularidades.

LEIA TAMBÉM: Palco do Saber prorroga inscrições até o dia 30 de junho

Publicidade

Toda a contação de Uni tem o acompanhamento da psicóloga Romena Panarotto, que, além de sua atuação clínica com todas as faixas etárias, ministra formações, palestras, rodas de conversa e possui ampla experiência em atendimento grupal. A psicóloga abordará como o bullying poderá aparecer entre as crianças. A profissional busca, ainda, mostrar ao professor como perceber sinais de que as crianças estão sofrendo ou fazendo discriminações, como lidar com isso e como ajudá-las.

LEIA TAMBÉM: Programa Guarda Costas conscientiza crianças sobre trânsito em evento

“Os sinais existem, mas muitas vezes não percebemos, no dia a dia corrido da escola. No entanto, se ficarmos atentos a eles, podemos colaborar para que não continue levando as crianças a pensarem sobre, tomando consciência de suas ações, ajudando-as a pensar sobre si mesmas e sobre os outros”, explica Romena, que acrescenta que não adianta reprimir ou castigar, é preciso dialogar, fazer pensar para que as atitudes mudem. O acompanhamento da psicóloga visa ajudar os professores a desenvolverem um olhar cuidadoso e amoroso entre as crianças

Publicidade

O objetivo do projeto é mostrar a importância do envolvimento da literatura infantil na prática escolar através da contação de história planejada, contribuindo para reflexões e diálogos sobre bullying entre professores e alunos. Pare, olhe, ouça, sinta: o bullying na escola é um projeto aprovado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, PRONAC 235310, conta com a produção da Lisboa & Rocha Consultoria e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.