Sangas estão localizadas no Bairro Santa Tecla
Venâncio Aires inscreveu projetos em duas iniciativas lançadas pelo governo estadual. Os programas Drenagem RS e Conexões RS são voltados à recuperação e qualificação da infraestrutura de cidades afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024. Um dos projetos integra duas sangas no Programa Drenagem RS, que tem como objetivo fortalecer os sistemas de microdrenagem, incluindo planejamento, construção e manutenção de estruturas que garantam o adequado manejo de águas pluviais.
As sangas estão localizadas no Bairro Santa Tecla, área que sofreu danos significativos durante os eventos climáticos extremos. Uma delas fica entre as ruas Fernando Manoel Schwingel e Orestes Buzata e tem extensão de 426,10 metros. Já a outra sanga é localizada entre a Rua Fernando Manoel Schwingel até os fundos da Igreja que fica ao lado da Sercsate, e os trabalhos serão realizados em uma extensão de 68 metros. O orçamento total da proposta é de R$ 2.293.261,29.
LEIA TAMBÉM: Projeto reconhece 31 produtores por ações de conservação de nascentes em Venâncio Aires
Publicidade
O município já recebeu retorno do Estado confirmando que a iniciativa está habilitada na etapa técnica, o que significa que o projeto foi aprovado quanto à sua documentação, enquadramento e viabilidade preliminar. Agora, ele segue para a fase de seleção. A secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, destaca que a habilitação representa um passo significativo para avançar em obras estruturantes. “A aprovação técnica do projeto demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelas nossas equipes. A recuperação das sangas do Bairro Santa Tecla é fundamental para evitar alagamentos, melhorar o escoamento das águas e garantir mais segurança para os moradores. Agora aguardamos com expectativa a fase de seleção, confiantes na importância dessa obra para a cidade”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Festival de Balonismo de Venâncio Aires começa nesta quarta; veja caderno especial
O segundo projeto apresentado pelo município foi inscrito no Programa Conexões RS. A iniciativa tem como foco a retomada da trafegabilidade em áreas afetadas pelas enchentes, contemplando obras como pontes, pontilhões, galerias e passagens molhadas. Venâncio Aires cadastrou uma ponte localizada em Linha Arroio Grande, no interior do município. A obra está orçada em R$ 580.889,37. Até o momento, o Estado ainda não divulgou o resultado da análise técnica desse projeto.
Publicidade
Com um projeto já habilitado e outro em avaliação, o município segue acompanhando o andamento dos programas estaduais. Caso aprovado na seleção final, Venâncio Aires deverá receber os recursos para execução das obras, que visam fortalecer a infraestrutura, melhorar o escoamento das águas e garantir condições adequadas de mobilidade, especialmente em regiões afetadas pelas recentes enchentes.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.