Evento aconteceu nessa quarta-feira, em Nova Petrópolis | Foto: Eliezer Falcão/Divulgação
Soluções criativas que nascem nas prefeituras e impactam o dia a dia das comunidades foram reconhecidas na cerimônia de entrega do 7º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada na noite dessa quarta-feira, 29, no Smart Cities Park, em Nova Petrópolis. O evento reuniu gestores municipais em um momento de celebração às boas práticas que estão transformando a gestão pública gaúcha.
Entre as iniciativas que foram reconhecidas durante o evento, duas nasceram em municípios do Vale do Rio Pardo: na categoria Desenvolvimento Econômico e Desburocratização, o projeto “Rio Pardo Economia Circular” ficou em segundo lugar. Já na categoria Segurança Pública, o programa “GPS Rural – Localização precisa salva vidas”, de Venâncio Aires, também conquistou a segunda colocação.
LEIA TAMBÉM: Aplicativo de GPS para localização no interior de Venâncio Aires será lançado nesta sexta-feira
Publicidade
A edição de 2025 bateu recorde de inscrições, com 400 projetos cadastrados, demonstrando o engajamento das gestões municipais em compartilhar soluções criativas e efetivas para os desafios locais. Ao todo, foram 54 iniciativas finalistas em 18 categorias, com a entrega dos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. A cada categoria, os três finalistas subiram ao palco para receber o reconhecimento, em uma noite marcada por troca de experiências e valorização do serviço público municipal.
Para a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, o prêmio reflete o que há de melhor na administração pública gaúcha. “Esse momento mostrou que boas iniciativas podem ser feitas em pequenas e grandes cidades, que os nossos municípios têm um enorme potencial de gestão que impacta diretamente a vida das suas comunidades. O Boas Práticas é uma iniciativa da Famurs que valoriza trabalhos feitos a muitas mãos. Que possamos nos inspirar e espalhar essas boas experiências por todo o estado”, destacou a presidente.
A comissão julgadora, formada por 45 avaliadores, foi responsável por analisar os projetos finalistas com base em critérios como inovação, efetividade, replicabilidade e resultados alcançados.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Quatro municípios da região adotam turno único no fim do ano; confira situação nas demais prefeituras
O projeto “Rio Pardo Economia Circular”, apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Luiz Elcides Cardoso da Silva, tem como principal objetivo oferecer oportunidades ao comércio local de vender mais. Além disso, reforça a economia municipal, ao proporcionar que o dinheiro antes utilizado em licitações de produtos comprados em outras cidades seja aplicado diretamente nos empreendedores locais.
A política pública ainda traz como objetivos oferecer dignidade às famílias de baixa renda quando da necessidade do recebimento do benefício eventual da assistência social, fomentar e fortalecer a agricultura familiar e proporcionar o hábito de aquisição de hortifrutigranjeiros diretamente na feira rural.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mobilidade urbana, Cibs e Centro Administrativo II: veja as prioridades do orçamento de Santa Cruz para 2026
Já o projeto “GPS Rural – Localização precisa salva vidas”, apresentado por representantes da Prefeitura de Venâncio Aires, fez o mapeamento de milhares de pontos e propriedades do interior do município, garantindo o endereçamento preciso e georreferenciado em locais antes de difícil acesso. Segundo o poder público municipal, o projeto tem sido fundamental para agilizar o atendimento de emergências médicas, de segurança e serviços públicos, especialmente em áreas rurais onde a localização era um desafio.
Com o sistema implementado, as equipes do Samu, Bombeiros e Brigada Militar conseguem identificar com exatidão a rota até cada propriedade, reduzindo significativamente o tempo de resposta. “Mais do que tecnologia para a segurança, o GPS Rural representa cuidado com as pessoas. Saber chegar rápido a quem precisa pode significar salvar uma vida. Esse reconhecimento da Famurs mostra que estamos no caminho certo”, celebrou o prefeito Jarbas da Rosa.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.