ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Proposta moderniza regras de tributação no Estado, avalia especialista

ads3

ads4

A proposta de um novo modelo tributário para o Rio Grande do Sul, apresentada na última quinta-feira, 16, pelo governador Eduardo Leite, procura implementar um sistema progressivo de arrecadação. A mudança para esse método deve reduzir a taxação imposta ao consumidor final, reduzindo custos de itens de consumo. O projeto precisa ser apresentado à Assembleia Legislativa do Estado para votação e aprovação.

O advogado Sandro Eduardo Grooders, do BVK Advogados, explica que a reforma tributária proposta tem como objetivo ajustar o atual sistema, considerado regressivo, para um modelo progressivo. “Ou seja, tributar menos o consumo e mais o capital. Como exemplo disso, temos que na proposta apresentada há previsão de aumento de alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), que incidem sobre o capital”, esclarece.

ads6 Advertising

Publicidade

Grooders: simplificação do atual sistema

LEIA MAIS: Governador apresenta base da proposta de reforma tributária

“Por ora, a reforma tributária apenas foi apresentada pelo Poder Executivo. Ela ainda não foi levada à Assembleia Legislativa, onde passará pelo crivo dos deputados estaduais e provavelmente sofrerá alterações na sua redação final, especialmente nos seus pontos mais polêmicos, como na proposta de aumento no IPVA”, observa Grooders.

Menos imposto para os mais pobres

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising
Setor de serviços começa retomada da economia de forma gradual

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta