Uma mobilização marcou a manhã desta quarta-feira, 16, em Arroio do Tigre. Familiares, alunos, professores e demais membros das comunidades das escolas municipais Santo Antônio, de Taboãozinho, e Jacob Dickel, de Coloninha, reuniram-se para buscar a permanência de turmas dos educandários, após ser levantada a possibilidade de remanejamento das turmas do 5º ao 9º ano para a Emef Jovino Ferreira Fiuza, em Sítio Alto.
Os representantes se concentraram em carreata, seguindo em direção ao Centro Administrativo, portando cartazes e demonstrando a indignação com a possibilidade de transferência das turmas, o que ocasionaria no fechamento de um turno das escolas. Um abaixo-assinado foi entregue aos representantes do Executivo.
Os pais acreditam que o remanejamento das turmas acarretará na quebra de vínculo entre alunos e professores, prejudicando o aprendizado, bem como no aumento da distância à escola, dificultando o acesso e a permanência. Entre os pontos destacados, também está a desestruturação das comunidades escolares, que passariam a ter um reduzido número de alunos, podendo acarretar no fechamento por completo dos estabelecimentos escolares, e também mencionaram a falta de diálogo sobre as mudanças propostas. Em depoimentos à Gazeta, pais também relataram as estruturas bem montadas dos educandários, que contaram com auxílio das comunidades.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Entenda o que muda com a obrigatoriedade do diploma digital
Reunidos na Prefeitura, os representantes foram recebidos pela secretária de Educação, Vilma Teloken, e a secretária da Administração, Júlia Hammerschmitt. O prefeito Vanderlei Hermes não se encontrava no município, por estar em agenda em Porto Alegre. Ficou agendada uma audiência pública para a próxima segunda-feira, 21, às 16 horas, na qual aguardam a presença do prefeito.
Conforme a secretária Vilma Teloken, a decisão foi tomada devido aos baixos índices dos alunos, pensando em contribuir com a alfabetização e desempenho dos estudantes, uma vez que, por se tratarem de escolas multisseriadas contam com duas turmas diferentes em uma mesma sala. Vilma pontuou, ainda, o baixo número de alunos e a falta de professores como motivos para a decisão. O remanejamento para a instituição de Sítio Alto se dá em razão de esta já contar com mais estudantes e dispor de espaço físico que comporta o atendimento. A secretária também explicou que os alunos das Séries Iniciais permanecerão nas suas respectivas escolas.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.