ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Qual é nossa identidade social?

Às vésperas da eleição, a rede social revela parte da nossa personalidade como povo: pobre, imatura e atrasada. O Brasil apresenta seu atraso em quase todos os índices globais: produtividade, inovação, infraestrutura e cultura. Somos otimistas sobre nós mesmos e ignorantes quanto à nossa real situação perante o mundo. Temos certeza de que somos melhores do que realmente somos. O cenário e o debate político atual revelam nossa alma coletiva: infantil, egoica e descolada dos movimentos progressivos do mundo.

Perante o mundo, somos vistos como um país corrupto, leviano e não confiável, e há razões para isso. Em contrapartida, somos admirados pelo carisma, pela flexibilidade, pela simpatia, mas não por algo que tenhamos feito das últimas décadas que possa trazer contribuição relevante ao planeta onde vivemos. Qual é a identidade atual do brasileiro de bem e do novo Brasil? Há mesmo esperança em um novo Brasil?

ads6 Advertising

Publicidade

Profissionais questionam sua vida, seu trabalho e buscam respostas externas quando a busca deveria ser interna. Perguntas como “quem é você?”, “qual é seu papel no mundo?” e “como pode colocar seu trabalho a serviço da sociedade e do mundo e não apenas de si mesmo?” têm respostas vazias.

 A sociedade precisa se unir em torno de projetos de futuro. Empresas precisam olhar para fora para compreender as novas demandas. Pessoas precisam olhar para dentro para encontrarem sua identidade verdadeira. Somente o encontro de empresas e governo com propósito social e pessoas autênticas e íntegras trará reais possibilidades de reescrever a história do Brasil em uma nova versão, regada a ética, sustentabilidade e senso de existência coletivo. Estamos longe do Brasil do futuro que desejamos.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta