ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Quando você envelhecer

Não importa o quanto é jovem agora, você vai envelhecer. Mais rápido do que imagina, um dia vai perceber que seu passado é mais vasto do que o futuro. E não há nada de errado nem terrível nisso, é o ciclo da existência. Temos prazo de validade, então tratemos de aproveitá-lo bem. Cada época da vida traz vantagens e desvantagens.

Digo essas coisas para lembrar que hoje é o Dia Internacional do Idoso, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. Ocasião propícia para também recordar o que diz o Estatuto do Idoso, lei federal, especialmente o artigo 3º: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

ads6 Advertising

Publicidade

Sem falar nos abusos praticados em supostas “casas de repouso”. Há poucos dias, a Polícia Civil indiciou duas voluntárias por supostos maus-tratos, tortura e racismo em um lar de Santa Maria. A instituição abriga 160 mulheres e é considerada o maior abrigo de idosos do Rio Grande do Sul. Triste saber que situações como essa não são raras.

Não deixa de ser reflexo de uma visão de mundo na qual o idoso é um “peso”, alguém que “não tem mais para oferecer” à sociedade. Mas espero que, quando envelhecer, você tenha direito a uma aposentadoria digna após trabalhar a sua vida inteira. E a um sistema de saúde que o trate como ser humano. Pois é o mínimo que qualquer pessoa merece, quando envelhecer.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta