ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Quatro bebês sinimbuenses já nasceram em Santa Cruz do Sul

Desde o início do mês de junho todos os partos via Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser realizados em hospitais de referência. De acordo com a resolução 206/17 da CIB/RS somente os hospitais que realizam no mínimo 365 partos por ano poderiam fazer partos via SUS. Dessa forma, as gestantes de Sinimbu estão sendo encaminhadas para o Hospital Santa Cruz (HSC) e quatro bebês sinimbuenses já nasceram em Santa Cruz do Sul.

Transporte da gestante 
Segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a resolução prevê que o transporte sanitário da gestante deve ser feito em conjunto pela família e município, sendo que os familiares podem levar a futura mãe, direto para o HSC quando iniciar o trabalho de parto. “Caso não consiga fazer isso, a família pode procurar a unidade de saúde mais próxima ou o HBS, para solicitar ajuda”, explica a secretária.

ads6 Advertising

Publicidade

Sinara conta que na reunião também foi oferecido um curso de gestantes no HSC para as futuras mães Sinimbuense que quiserem fazer. Além disso, na oportunidade, elas podem conhecer a casa de saúde onde o seu bebê nascerá. 

Registro do bebê
Já o registro do nascimento da criança deve ser feito em Sinimbu. Nele deve constar que o bebê é natural de Sinimbu e nasceu em Santa Cruz do Sul, conforme uma portaria do Ministério da Saúde.

ads7 Advertising

Publicidade


Cristiane foi a primeira mãe a dar a luz em Santa Cruz e Maiara teve seu filho no último dia 6


Filho de Nair nasceu no dia 6 de junho
 


Liane também teve seu filho no dia 6

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta