Rafael Schuck é um talentoso tenista de 14 anos
O jovem Rafael Salinos Schuck, de 14 anos, é um prodígio do tênis santa-cruzense. Atleta talentoso, tem desenvolvido suas habilidades. Os treinos são orientados pelo chileno Germán Mardones de forma particular. Ele ainda faz parte da academia do Tênis Clube Santa Cruz, um projeto de ensino e formação da modalidade para crianças e adolescentes, orientado por Marcelo Fonseca.
Rafa é estudante do 9º ano no Colégio Mauá. Tem disputado diversas competições no Estado. Na carreira, acumula 97 vitórias em 235 jogos. Ocupa a 43ª posição no ranking do Circuito de Tênis Infanto-Juvenil e a 373ª posição no ranking Nacional Juvenil. Apesar da idade abaixo, tem disputado confrontos da faixa dos 16 anos. Além dos troféus que começam a se acumular na estante do quarto, o tenista destro almeja conquistas maiores, pensando no futuro.
De perfil reservado, Rafa conta com uma consultoria de coaching para a preparação mental. O desejo do garoto é ganhar um bolsa de estudos nos Estados Unidos para conciliar a formação universitária com a prática esportiva. Com o objetivo traçado, mantém uma rotina organizada para seguir com boas notas e para atingir uma alta performance nos períodos de treinamentos.
Publicidade
Na infância, Rafa foi incentivado pelo pai André Schuck, falecido há dois anos. O tênis foi elemento importante para superar a perda familiar. Além disso, é uma forma de homenagem ao pai, que praticava o esporte. A força para seguir na batalha pelo crescimento na incipiente carreira também vem da mãe, a cabeleireira Diva Salinos, dos irmãos Luana Schuck e Nicholas Oliveira, e agora do padrasto, Itacir Gelain.
Muitos treinadores são lembrados com carinho pelo menino, como Pedro Pinto Pereira, Sidney Castro, Rodrigo Ferreiro, Litos Zwetsch, Rodrigo Martins e Alex Vieira. Rafa já chegou a treinar em São Leopoldo e Santa Maria. Alguns professores o conhecem desde os três anos. Um fato inusitado é que o futebol também esteve no caminho de Rafa. “Ele chorava, não gostava de jogar. Preferia o tênis. Não se adaptou aos esportes coletivos”, relata a mãe.
Rafa é inspirado pelos espanhois Rafael Nadal e Carlos Alcaraz. Também admira o brasileiro João Fonseca, com boa posição no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) já aos 19 anos. Para atingir o nível profissional e se consolidar no circuito, o promissor tenista sabe dos desafios que terá pela frente. Ele alimenta os sonhos a cada saque nas quadras por onde passa.
Publicidade
Diva revela que as dificuldades são imensas, principalmente pelos altos custos envolvidos. Ela busca apoio para manter as condições necessárias para o alto rendimento do filho. “Não é fácil para a família bancar os custos do esporte. Os materiais são caros e ele precisa de um suporte multiprofissional. Estamos em busca de patrocínios para viabilizar a presença dele nos torneios”, salienta.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.