Geral

Receita Estadual discute recadastramento no ICMS em Santa Cruz nesta segunda-feira

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) promove, na próxima segunda-feira, 18, uma palestra com o delegado regional da Receita Estadual, Luiz Augusto Wickert, sobre o Programa Anual de Recadastramento das empresas no Cadastro Geral de Contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado. A atividade ocorre às 19 horas, no Centro de Treinamento do sindicato, com o objetivo de detalhar os procedimentos exigidos pela nova legislação, que tornam obrigatória a atualização cadastral anual.

Segundo o delegado regional da Receita Estadual, o encontro é uma oportunidade para que os contadores se apropriem das informações técnicas e possam orientar de forma segura e ágil seus clientes no cumprimento das obrigações fiscais. “Além do recadastramento, que é muito importante, também será feito um panorama sobre a implementação da reforma tributária aprovada nos últimos anos, destacando os trâmites e impactos esperados para o próximo exercício”, antecipa Wickert.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz projeta novos investimentos e ampliações em escolas para atender demanda crescente

Publicidade

A presidente do Sindicontábil, Flavia Frohlich, destaca que manter-se atualizado é um diferencial competitivo e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade inerente à profissão. Ela lembra que as mudanças constantes na legislação exigem preparo contínuo e atenção às novidades que impactam diretamente o dia a dia dos negócios. “Vivemos um período de transformações significativas na legislação tributária e cabe a nós, contadores, assumirmos o protagonismo na orientação de empresas e empreendedores. Nossa missão é assegurar que nossos clientes atuem dentro da conformidade legal, evitando riscos e fortalecendo a saúde fiscal dos empreendimentos”, afirma.

O tema ganha ainda mais relevância por envolver dois pontos sensíveis para empresas de todos os portes: a regularidade fiscal e a adaptação às novas regras tributárias. Neste processo, conforme o delegado regional da Receita Estadual, excluem-se apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs). “O recadastramento no ICMS garante que as informações cadastrais estejam corretas e atualizadas, evitando bloqueios, multas e restrições ao funcionamento. Já a reforma tributária trará mudanças estruturais no sistema, exigindo que empresários e profissionais da contabilidade estejam preparados para ajustar processos, rever planejamentos e assegurar competitividade em um cenário que será profundamente remodelado”, pondera o palestrante.

LEIA TAMBÉM: Comerciários são chamados a votar em plebiscito nacional; veja como participar

Publicidade

Inscrições abertas

As inscrições são antecipadas e podem ser feitas pelo link bit.ly/Sindicontabil, ou pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9969-0553. O encontro ocorre no Centro de Treinamento do Sindicontábil, localizado na Avenida dos Imigrantes, 469, Centro, em Santa Cruz do Sul. A participação é aberta a todos os profissionais da contabilidade, assim como aos demais profissionais e empresários interessados em se atualizar sobre as novas regras e debater os impactos das mudanças tributárias que entrarão em vigor a partir do próximo ano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.