ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Redução na demanda deverá ficar em 4,5% na área da AES Sul

O Horário Brasileiro de Verão 2014/2015 terminará à meia-noite deste sábado, 22. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou uma redução de 4,5% de demanda durante o horário de ponta no Rio Grande do Sul, o que significa aproximadamente 270 MW. Embora os dados ainda não tenham sido confirmados pelo ONS, a aplicação do horário de verão na área de concessão da AES Sul, que atende 118 municípios, deverá se confirmar, representando uma economia de 90 MW.

Em vigor desde 19 de outubro do ano passado, a medida visa reduzir a demanda por energia elétrica do Sistema Interligado Nacional durante o horário de ponta, das 19 às 22 horas. Isso é possível porque a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, em função do adiantamento de uma hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante reduz após às 18 horas.

ads6 Advertising

Publicidade

Confira outras formas de reduzir o consumo de energia elétrica

      Mesmo com o fim do horário de verão, você pode adotar e manter medidas rotineiras que contribuem para um consumo consciente de energia elétrica. Veja algumas dicas:

ads7 Advertising

Publicidade

Ferro elétrico: evite o liga-desliga. Acumule as roupas para passar e ligue o ferro uma vez só.

Geladeira: revise as borrachas de vedação. É simples, basta passar uma folha de papel entre a borracha e a estrutura da geladeira. Se a folha deslizar é porque existe folga e a borracha precisa ser trocada.

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta