Com 15 categorias individuais, duplas e trios, classificatória foi realizada no fim de semana, no Parque de Eventos
A 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) realizou a seletiva dos laçadores que representarão a região na 36ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). O evento começou na manhã de sábado, 17, e se estendeu durante todo o fim de semana, mesmo com a chuva registrada em diferentes horários e intensidades. Os vencedores foram anunciados na tarde de domingo, 18, e vão representar os 13 municípios integrantes da 5ª RT na 36ª Fecars, marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de março no Parque de Eventos, em Santa Cruz do Sul.
As categorias disputadas foram vaqueano, veterano, senhor, patrão, capataz, peão, rapaz, prenda, guria, menina, piá, irmão e geração, avô e neto, pai ou mãe e filho ou filha. As competições ocorreram em modalidades individuais, duplas e trios. O grande destaque foi a escolha dos dez laçadores que integrarão a equipe Laço Seleção da 5ª RT, bem como a escolha do Quintero Ouro e Prata. Categorias como prova de rédeas e laço em vaca parada aceitaram inscrições de crianças a partir de 2 anos.
LEIA TAMBÉM: Festa do Bastião celebra 150 anos com participação de mais de 400 voluntários
Publicidade
Durante a premiação, a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, agradeceu e parabenizou todos os participantes que buscaram a chance de representar a região no mais importante evento de laço do Rio Grande do Sul. “Se este fim de semana teve um evento que entra para a história da 5ª RT é graças ao trabalho de cada um de vocês”, disse, referindo-se ainda a todos que atuaram na organização. Aos competidores, disponibilizou todo o apoio necessário. “Oferecemos o nosso melhor para que vocês tenham condições de defender essa bandeira e, quem sabe, trazer os primeiros lugares.”
Já o diretor campeiro da 5ª RT, Ismael Janisch, comemorou a expressiva participação das crianças e a importância delas para garantir o futuro do laço. “Sem esses pequenos que estiveram lá na vaca parada, dando os primeiros passos no laço, nós não teremos como formar uma seleção dos melhores daqui a dez ou 15 anos.” Janisch enfatizou que nunca havia organizado um rodeio e comemorou o sucesso, bem como agradeceu o empenho dos responsáveis por cada área.
LEIA TAMBÉM: Comunidade de Linha General Osório se mobiliza para filmagens de longa-metragem
Publicidade
Uma das características mais marcantes da Fecars e suas seletivas é a possibilidade de que laçadores de diferentes idades e gerações possam dividir a mesma pista, e isso se repetiu mais uma vez nesse fim de semana. Na categoria Vaqueano, o vencedor foi Natalício Barros, de 84 anos. Ele têm mais de cinco décadas de experiência no tiro de laço e foi um dos homenageados do evento.
Mesmo com idade avançada, ele não deixa a tradição de lado. “Continuo firme, competindo e ainda conseguindo classificação.” Ao comentar sobre o reconhecimento, afirma que se sente satisfeito e contente. “Se alguém recebe uma homenagem é porque fez por merecer, então eu fico muito feliz.” Destaca ainda a presença das crianças e a renovação dos rodeios. “Isso é fruto do incentivo das famílias e é muito bom ver que conseguem trazer os filhos para essas festas campeiras, porque são atividades muito sadias.”
LEIA TAMBÉM: Dia do Fusca acontece em Santa Cruz nesta terça
Publicidade
Na categoria Guri, Santiago Batista de Freitas, de 15 anos, foi um dos selecionados. Oriundo de uma família que participa e compete em rodeios, ele não teve dúvidas do que queria para o futuro. “Meu pai e meu irmão sempre foram envolvidos, então eu peguei gosto e decidi participar também.” Classificado pela primeira vez, não escondeu a alegria. “É uma emoção muito grande, a gente chega aqui com muito esforço e graças a Deus deu tudo certo.”
Rafael Alves, de 37 anos, venceu na categoria Pai e Filho em parceria com o filho Benício, de apenas 6 anos. “Vamos em rodeios quase todos os fins de semana, ele pegou gosto pelo laço e começou a praticar muito cedo”, conta. “Ver ele, com a idade que tem, já se classificar para uma Fecars é gratificante. Acredito que seja um dos competidores mais novos e isso é motivo de alegria para nós.”
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.