Cultura e Lazer

Região define os representantes na 36ª Fecars

A 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) realizou a seletiva dos laçadores que representarão a região na 36ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). O evento começou na manhã de sábado, 17, e se estendeu durante todo o fim de semana, mesmo com a chuva registrada em diferentes horários e intensidades. Os vencedores foram anunciados na tarde de domingo, 18, e vão representar os 13 municípios integrantes da 5ª RT na 36ª Fecars, marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de março no Parque de Eventos, em Santa Cruz do Sul.

As categorias disputadas foram vaqueano, veterano, senhor, patrão, capataz, peão, rapaz, prenda, guria, menina, piá, irmão e geração, avô e neto, pai ou mãe e filho ou filha. As competições ocorreram em modalidades individuais, duplas e trios. O grande destaque foi a escolha dos dez laçadores que integrarão a equipe Laço Seleção da 5ª RT, bem como a escolha do Quintero Ouro e Prata. Categorias como prova de rédeas e laço em vaca parada aceitaram inscrições de crianças a partir de 2 anos.

LEIA TAMBÉM: Festa do Bastião celebra 150 anos com participação de mais de 400 voluntários

Publicidade

Durante a premiação, a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, agradeceu e parabenizou todos os participantes que buscaram a chance de representar a região no mais importante evento de laço do Rio Grande do Sul. “Se este fim de semana teve um evento que entra para a história da 5ª RT é graças ao trabalho de cada um de vocês”, disse, referindo-se ainda a todos que atuaram na organização. Aos competidores, disponibilizou todo o apoio necessário. “Oferecemos o nosso melhor para que vocês tenham condições de defender essa bandeira e, quem sabe, trazer os primeiros lugares.”

Já o diretor campeiro da 5ª RT, Ismael Janisch, comemorou a expressiva participação das crianças e a importância delas para garantir o futuro do laço. “Sem esses pequenos que estiveram lá na vaca parada, dando os primeiros passos no laço, nós não teremos como formar uma seleção dos melhores daqui a dez ou 15 anos.” Janisch enfatizou que nunca havia organizado um rodeio e comemorou o sucesso, bem como agradeceu o empenho dos responsáveis por cada área.

LEIA TAMBÉM: Comunidade de Linha General Osório se mobiliza para filmagens de longa-metragem

Publicidade

Veteranos e jovens na mesma pista

Uma das características mais marcantes da Fecars e suas seletivas é a possibilidade de que laçadores de diferentes idades e gerações possam dividir a mesma pista, e isso se repetiu mais uma vez nesse fim de semana. Na categoria Vaqueano, o vencedor foi Natalício Barros, de 84 anos. Ele têm mais de cinco décadas de experiência no tiro de laço e foi um dos homenageados do evento.

Mesmo com idade avançada, ele não deixa a tradição de lado. “Continuo firme, competindo e ainda conseguindo classificação.” Ao comentar sobre o reconhecimento, afirma que se sente satisfeito e contente. “Se alguém recebe uma homenagem é porque fez por merecer, então eu fico muito feliz.” Destaca ainda a presença das crianças e a renovação dos rodeios. “Isso é fruto do incentivo das famílias e é muito bom ver que conseguem trazer os filhos para essas festas campeiras, porque são atividades muito sadias.”

Natalício compete há mais de 50 anos e foi homenageado | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Dia do Fusca acontece em Santa Cruz nesta terça

Publicidade

Na categoria Guri, Santiago Batista de Freitas, de 15 anos, foi um dos selecionados. Oriundo de uma família que participa e compete em rodeios, ele não teve dúvidas do que queria para o futuro. “Meu pai e meu irmão sempre foram envolvidos, então eu peguei gosto e decidi participar também.” Classificado pela primeira vez, não escondeu a alegria. “É uma emoção muito grande, a gente chega aqui com muito esforço e graças a Deus deu tudo certo.”

Santiago, de 15 anos, participará da Fecars pela primeira vez | Foto: Inor Assmann

Rafael Alves, de 37 anos, venceu na categoria Pai e Filho em parceria com o filho Benício, de apenas 6 anos. “Vamos em rodeios quase todos os fins de semana, ele pegou gosto pelo laço e começou a praticar muito cedo”, conta. “Ver ele, com a idade que tem, já se classificar para uma Fecars é gratificante. Acredito que seja um dos competidores mais novos e isso é motivo de alegria para nós.”

Benício (ao centro) e Rafael junto com Marisa Rossa, coordenadora da 5ª RT | Foto: Inor Assmann

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.