Regional

Região tem risco de tempestades entre esta terça e quarta-feira

Foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um alerta laranja, sinalizando perigo de tempestade em grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo todo o Vale do Rio Pardo, entre as 10 horas desta terça-feira, 13, até as 10 horas de quarta, 14.

Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia; ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora; e queda de granizo. O alerta também inclui outras regiões do Estado, como o Noroeste, Centro-ocidental, Sudoeste, Metropolitana, Nordeste, e Litoral Norte.

LEIA TAMBÉM: Veja a previsão do tempo para a semana segundo a MetSul

Publicidade

O Inmet também adverte para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também deve se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia também é uma medida de prevenção sugerida.

A precipitação alertada pelo órgão é semelhante ao que foi registrado no temporal de 16 de janeiro, que causou estragos na região e deixou diversas localidades sem luz. Naquele dia, foram contabilizados 58 milímetros de chuva no Centro de Santa Cruz do Sul. Porém, na ocasião, a quantidade foi registrada em um período mais curto de tempo, chegando a contabilizar 123 milímetros por hora.

O alerta vem logo após os primeiros deias de fevereiro terem sido marcados como a quinzena mais seca de Santa Cruz do Sul desde dezembro de 2021.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.