Categories: Regional

Região tenta evitar suspensão de serviços pelo SUS

Diante do anúncio de que o Hospital Sebastiany, de Sobradinho, vai deixar de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de sábado, lideranças da região Centro-Serra estudam uma forma de evitar a restrição dos serviços. Em encontro na sala de reuniões da Prefeitura na tarde dessa segunda-feira, prefeitos e secretários de Saúde propuseram a vinda de representantes do Estado à região para dialogar sobre o assunto. A medida não atinge apenas os pacientes do município, mas afeta a população de Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete e Segredo, que têm a instituição como referência.

O secretário de Saúde de Sobradinho, Nilo Wieztke, explica que é unânime entre todos os municípios a falta de condições das prefeituras em arcar com os custos gerados pelo hospital e não cobertos pelo Estado. As lideranças pretendem promover uma reunião entre a gerência do Sebastiany com prefeitos e representantes da Secretaria de Saúde do Estado. A tendência é de que o encontro aconteça até o fim da semana. No comunicado enviado à Prefeitura e à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Cachoeira do Sul, o Hospital Sebastiany elegou que nnao consegue manter o equilíbrio econômico financeiro devido à baixa remuneração paga pelo SUS e pela ausência de um programa de complementação financeira.  A gerência do estabelecimento preferiu não se pronunciar até o resultado de uma reunião com a Prefeitura.

Hospital Dr Homero mantém atendimentos

Publicidade

O município de Sobradinho também com o Hospital Doutor Homero Lima Menezes, também particular que, durante o mês de março, suspendeu os serviços via Sistema Unico de Saúde (SUS) em função do atraso de repasses por parte do Estado. O gerente da instituição, Giovani Ivan Halberstadt, explica que na época foi quitado o pagamento do mês de dezembro do ano passado, o que fez com que os atendimentos via SUS fossem retomados. O governo estadual ainda deve os valores referentes a outubro e novembro, mas, mesmo diante das dificuldades, a entidade não pretende suspender novamente os serviços. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.