Categories: Regional

Região teve dez casos confirmados de meningite neste ano

A meningite vem causando preocupação principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre depois que Cachoeirinha decretou emergência por surto comunitário da doença. A cidade teve quatro casos documentados, sendo dois óbitos. O Estado tem registrado dez mortes por meningite meningocócica neste ano – três do tipo B, três do tipo C e quatro sem identificação do meningococo. 

Na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) foram dez casos do tipo viral da doença em 2015. Os dados foram repassados pela coordenadora epidemiologia da 13ª CRS, Beanir Lara, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 16.

Segundo Beanir, nenhum caso de meningite bacteriana, considerada a forma mais severa, foi registrado na região. A maioria dos casos da doença são provocadas por vírus e bactérias, mas há também a transmissão por fungos. Cada uma delas tem uma forma de tratamento diferente, já os sintomas principais são basicamente os mesmos: febre alta repentina, forte dor de cabeça, náuseas, vômito e em alguns casos pescoço rígido. Outros indícios da doença podem ser: confusão mental, dificuldade de concentração, convulsões, sonolência, fotossensibilidade, falta de apetite, rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Publicidade

A meningite tem várias causas, de acordo com a coordenadora epidemiológica, podem ser transmitidas de formas diferentes. Os vírus, por exemplo, podem ser transmitidos por alimentos, água e até mesmo objetos contaminados. O fim do verão e início do outono são os períodos de maior ocorrência dos casos. O tipo bacteriano é o mais grave e pode levar ao óbito. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra para o cérebro. Os tratamentos, segundo Beanir, no caso viral é de cardo com os sintomas. Para a bacteriana deve ser feito com antibióticos.

No momento a principal preocupação dos órgãos de saúde é com a bactéria meningococo, que pode provocar outras complicações no organismo além da meningite e leva a óbito. A doença tem vacina disponível na rede pública para um dos tipos e é feita em crianças de até 2 anos. Segundo Beanir, há outras vacinas indicadas para prevenir outras doenças, mas que acabam combatendo também a meningite. 

Informativo epidemiológico de meningite divulgado na última segunda: 

Publicidade

Meningite tipo B
Casos: 7
Óbitos: 3
Meningite tipo C
Casos: 24
Óbitos: 3
Meningite tipo Y/W
Casos: 4
Óbitos: 0
Sem identificação do tipo
Casos: 13
Óbitos: 4

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.