ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Registros de furto de gado aumentam em Rio Pardo

ads3

ads4

Os casos de furto de gado seguem atormentando produtores rurais de Rio Pardo. Em 2021, foram registrados 45 crimes do tipo, o que significa aumento de 21,6%, já que em 2020 foram 37 casos no município, segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS). Para reduzir tais índices, a Brigada Militar (BM) realiza operações voltadas a coibir os criminosos. 

O capitão Renan Dutra, subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), explica que o abigeato (furto de animais) faz parte do rol de crimes priorizados pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP). “Isto reflete em máxima atenção para prevenção e repressão imediata a esses delitos. É realizado o acompanhamento diário dos indicadores de criminalidade e reuniões semanais para avaliação de resultados e planejamento de ações”, observa Dutra.

ads6 Advertising
Casos de abigeato assustam produtores de Albardão

Publicidade

Em todo o Rio Grande do Sul, no último ano, 5.199 casos de abigeato foram registrados. Mesmo que os números pareçam altos, de acordo com o capitão Dutra, nos últimos seis anos, a Brigada Militar tem percebido diminuição neste tipo de crime na região. “Contudo, no ano passado, realmente houve um pequeno aumento no número de abigeatos em Rio Pardo, assim como em todo o Vale do Rio Pardo”, destaca.

Para tentar reduzir os prejuízos, a BM realiza ações permanentes por meio do trabalho das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCIs). “São realizadas rotineiramente visitas às propriedades rurais para troca de informações e aumento da parceria entre polícia e comunidade. Também são feitas ações de polícia ostensiva, como o patrulhamento, abordagens a suspeitos e atendimentos a chamados de emergência.”

ads7 Advertising