Colunistas

Relembre os santa-cruzenses que foram Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai (1864-1870), que reuniu Brasil, Uruguai e Argentina contra o exército paraguaio, teve a participação de moradores da região, vários da colônia de Santa Cruz. Eles alistaram-se na força chamada Voluntários da Pátria, criada por D. Pedro II, e que reuniu 37 mil pessoas de todo o Brasil.
O grupo reforçou as tropas brasileiras nos embates contra Solano Lopes.

Muitos pais de família, a maioria colonos, foram para a guerra ou liberaram os filhos para defenderem o país. Eles atenderam aos apelos do imperador, do qual eram admiradores. Os inscritos na região integraram o 6º Corpo de Voluntários, organizado em Rio Pardo e liderado pelo general Andrade Neves.

LEIA TAMBÉM: Relembre a expansão da fumicultura em Santa Cruz

Publicidade

Pedro Werlang é considerado um dos nossos heróis. Ele nasceu em São Leopoldo em 1836 e veio morar com a família na Picada Velha (Linha Santa Cruz) quando ainda era criança. Por isso, muitos o consideram santa-cruzense. Viajou como primeiro sargento e, por seus atos de bravura, foi condecorado e promovido a capitão.

Na volta da guerra, participou intensamente da vida comunitária, elegendo-se vereador na primeira Câmara de Santa Cruz (1878). O Capitão Pedro Werlang faleceu em 1921, em Santa Cruz. Os irmãos Guilherme e João também estiveram no Paraguai. O primeiro morreu no combate de Curupaiti.

LEIA TAMBÉM: Memória: vigaristas são condenados após o segundo golpe do bilhete de Santa Cruz

Publicidade

Outros moradores da colônia de Santa Cruz (que na época pertencia a Rio Pardo) também se destacaram. Entre eles, Frederico Meinhardt, que de soldado chegou ao posto de alferes; Henrique Kroth, os irmãos Serafim e Tristão Schmitt, Carlos Schott, Jacob Diehl, Augusto Mueller, Joaquim Wustrov, Jacob Meile, Lindoflo Bauermann, José Ellis, Arthur Silveira, João Vasco Silveira, José Coelho da Silva e os irmãos Henrique e Roberto Schuster.

Continua

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.