ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Remédio ou veneno

Sinceridade é uma qualidade que se espera de todo mundo. Isso parece ser pacífico; pelo menos na teoria, é verdade. Mas quantos de nós seríamos capazes de suportar ouvir a verdade sobre nós mesmos todos os dias, de todos os nossos interlocutores? Esse é um desafio que dá o que pensar. Alguns chamam de educação. Outros de hipocrisia.

Um terceiro grupo classifica de bom senso. Independentemente do nome que se dê, é preciso dosar a sinceridade no dia a dia. Será que alguém conseguiria conviver com uma pessoa “100% sincera”? Certamente isso aconteceria em caso de termos reconhecimento de nossas qualidades. Afinal, todos gostam de ouvir elogios e loas, palavras agradáveis que afagam o nosso ego e nos enchem de orgulho. Mas e quando os termos não forem assim tão doces, teríamos estrutura para suportar? Apesar disso, ao menos publicamente, todos pedem sinceridade sempre.

ads6 Advertising

Publicidade

É consagrado aquele episódio familiar em que o guri, com a chegada intempestiva de uma tia solteirona, dispara logo que a parente adentra a casa:

– Oi! Meu pai disse que tu és uma “mala” tão chata que por isso não consegue um marido.

ads7 Advertising

Publicidade

O(a) prezado(a) leitor(a) certamente conhece pessoas cujo lema de vida é:

– Eu sou uma pessoa franca! Me desculpa se te magoei dizendo o que penso, mas eu sou assim mesmo.

ads8 Advertising

Publicidade

Os “francos” quase sempre se ofendem com facilidade. Também se afastam daqueles que dizem a verdade que muitas vezes é amarga, dolorosa e procedente. Como dizia meu pai, o saudoso velho Giba:

– O bom senso está no equilíbrio, mais do que nos extremos.

Por isso, é preciso parcimônia no emprego da sinceridade. É preciso escolher com sabedoria com quem usar e quais as circunstâncias. O segredo é a dosagem que separa o remédio do veneno.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE GILBERTO JASPER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta