ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Remédio que Heitor precisa começa a ser oferecido pelo SUS

ads3

ads4

Quem vive com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma rara doença, terá o medicamento Spinraza oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é o único no mundo recomendado para o tratamento da doença e chegou ao Brasil nessa quarta-feira, 30. Entre os que precisam do Spinraza para melhorar a condição de vida está o pequeno Heitor de Vargas, de 1 ano e 3 meses. Morador de Ibarama, ele tem o tipo 1 da AME e necessita tomar pelo menos quatro doses, o que custaria desembolsar R$ 1,5 milhão.

O anúncio da incorporação do medicamento na lista do SUS foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, que participou de audiência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados.

ads6 Advertising

Publicidade

Anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde


LEIA MAIS: Região se mobiliza para ajudar o pequeno Heitor

Para ter acesso ao medicamento Spinraza, os responsáveis pelo paciente com diagnóstico de AME tipo I, devem ir até uma Farmácia de Alto Custo com o laudo e a prescrição médica para o tratamento, cópia do documento de identificação do paciente, do comprovante de residência, do Cartão Nacional de Saúde e do Cartão de Vacinação. Para os pacientes que possuem os tipos II e III da doença, a partir de segunda-feira, 4, o Ministério da Saúde vai começar a mapear quem são e onde estão essas pessoas para programar o atendimento.

ads7 Advertising

Publicidade

O que é a AME?
A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença genética rara que afeta as células nervosas da medula espinhal, responsáveis por transmitir os estímulos elétricos do cérebro até os músculos, impedindo que a pessoa consiga movimentar os músculos voluntariamente.

Existem vários tipos de AME. A tipo 1 é uma forma grave que pode ser identificada pouco tempo após o nascimento. Afeta o desenvolvimento normal do bebê, levando a dificuldade para segurar a cabeça ou para ficar sentado de apoio. Além disso, também pode existir dificuldade para respirar ou para engolir.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta