Parque de Eventos vai sediar a seletiva que definirá os participantes regionais
Neste fim de semana serão conhecidos os representantes da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) que estarão na disputa da 36ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (36ª Fecars), prevista para março em Santa Cruz do Sul. A seletiva será realizada no Parque de Eventos, com ingresso gratuito.
Cerca de 250 competidores estarão na pista em busca das vagas nas mais diversas modalidades. A programação inicia-se na manhã de sábado, 17, às 8 horas. Ao longo do dia serão realizadas as classificatórias. No domingo, 18, ocorrerão as eliminatórias e por volta das 15 horas, em solenidade, haverá a apresentação dos vencedores, que estarão na Fecars.
As disputas serão individuais, em duplas e em trios nas categorias Vaqueano, Veterano, Senhor, Patrão, Capataz, Peão, Rapaz, Prenda, Guria, Menina, Piá, Irmão e Geração, Avô e Neto e Pai/Mãe e Filho/Filha.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prêmio Tradicionalismo Gaúcho 2 abre inscrições
O diretor campeiro da 5ª RT, Ismael Janisch, que já foi campeão e vice-campeão na Fecars, salienta que para os laçadores chegar e participar da competição é um sentimento único. “Em rodeios, os laçadores vão atrás das premiações, até para outros estados, mas chegar na Fecars é uma emoção sem explicação”, testemunha. “Desde pequeno eu vou a rodeio, já ganhei prêmios, mas nenhum chega perto do que se sente nessa disputa.”
Ele acrescenta que o grande destaque é a definição dos dez homens que representarão a região na disputa do Laço Seleção. “Em 2023 alcançamos o feito de, em 50 laçadas, ter 100% de aproveitamento. Em 36 edições da festa, somente três regiões conseguiram atingir isso até hoje. Nós fomos uma delas”, lembra. “Estamos organizando e torcendo para dar possibilidade para que esses nossos laçadores, quem sabe, consigam atingir o mesmo resultado.”
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul é confirmada como sede da 36ª edição da Fecars em 2026
A Fecars 2026 será realizada de 19 a 22 março, no Parque de Eventos. A atração campeira conta com representantes das 30 regiões tradicionalistas. A coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, salienta que esta será a quarta edição em Santa Cruz do Sul. Segundo ela, o plano de trabalho ainda não está totalmente elaborado, mas, como no ano passado, deve contar com algumas ações sociais. Em 2025, por exemplo, houve um trabalho junto com a ONG Cavalo de Lata.
Ela ainda adianta alguns destaques de modalidades da festa, como o laço inclusão, a prova de rédea e a vaquinha parada voltada a crianças a partir de 2 anos. “É uma festa campeira. Muito mais do que a competição, não visa premiação financeira e sim a satisfação dos participantes, por estarem representando suas regiões.” Em paralelo ocorrerá o seminário campeiro, sob responsabilidade de todos os peões do Estado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Movimento Tradicionalista Gaúcho lança edital do projeto piloto Vivências de Galpão
Além da Festa Campeira, a 5ª RT é anfitriã neste ano de eventos como a geração da Chama Crioula em agosto, no município de Rio Pardo; do aniversário de 60 anos do MTG – a programação será realizada em outubro, em Cachoeira do Sul – e do 39º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro.
Para fevereiro, a 5ª Região também volta as atenções para a implementação do projeto do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, que prevê a formação de professores que ministrarão a disciplina de Cultura Gaúcha em escolas municipais. Na região, três municípios recebem o projeto: Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.