Regional

Representantes da região conquistam o pódio na Festa Campeira Nacional

No Centro-Oeste brasileiro, eles fizeram história. Representantes da 5° Região Tradicionalista, de entidades do Vale do Rio Pardo e do Rio Grande do Sul, Antônio Zago, 12 anos, e Emanuelly dos Santos Barbosa, 15, alcançaram o pódio na 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões, 11º Jogos Tradicionalistas e 16º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), em Cristalina, no Estado de Goiás. Nas disputas, ele conquistou o 3° lugar na Rédeas Guri, enquanto ela foi a grande campeã do Laço – Equipe Prenda Juvenil.

De acordo com Antônio, a viagem teve início no último dia 21 e seguiu até quarta-feira, 23. A prova, no entanto, seria somente no sábado. “Minha égua teve pouco tempo para descansar e a pista era meio pesada. Tive vários problemas durante a prova, mas isso, felizmente, não me impediu de ficar no pódio.” Apesar das dificuldades, o jovem afirma que a conquista vai além da competição. “Levo muitos aprendizados que podem – e com certeza vão – me ajudar nas próximas provas.”

LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes sanciona lei que torna provas campeiras patrimônio de Santa Cruz do Sul

Publicidade

Já para Emanuelly, que alcançou o topo do pódio ao lado de outras três meninas, o resultado é consequência da dedicação. “Eu pratico laço desde os três anos de idade. Esse é o décimo título, entre nacionais e estaduais, fora os que já conquistei na região.”

Para ela, que participa de rodeios em praticamente todos os fins de semana, os olhares já começam a se voltar para um evento em especial. “Ano que vem tem a seletiva para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) e eu quero muito me classificar para representar minha região no Estado.”

Organizado pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), o evento em Goiás reuniu destaques no laço, ginetes, danças, declamação e gaita, entre outros. O santa-cruzense Antônio Zago representou o CTG Rodeio da Saudade, de Rio Pardo. Já Emanuelly dos Santos Barbosa levou o nome do CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, município no qual reside, nas disputas de laço em dupla e em equipe.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Heloisa Poll

Share
Published by
Heloisa Poll

This website uses cookies.