Prefeitos e dirigentes do Vale do Rio Pardo apresentaram as iniciativas desenvolvidas para enfrentar os problemas nos municípios
Representantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participaram nessa terça-feira, 20, da programação da 26ª Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Após a apresentação do município de Sinimbu, feita pelo prefeito Wilson Molz, o trabalho iniciado com a ajuda humanitária e articulação regional que deram origem ao Comitê Pró-Clima tornaram-se a pauta do evento.
O presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, explicou que a participação do na Marcha dos Prefeitos em Brasília reafirma a relevância das ações que foram realizadas em âmbito regional. Salientou que até então, todas as apresentações sobre o que aconteceu ocorriam em suas respectivas regiões.
LEIA TAMBÉM: Cisvale soma R$ 37,3 milhões em projetos nos 100 primeiros dias
Publicidade
Nessa terça, porém, foi a oportunidade de falar com pessoas de todo o Brasil. Becker observou que houve muitos pedidos de informações a respeito das providências tomadas no Vale do Rio Pardo.
A apresentação regional iniciou-se com as atividades implementadas no fim de abril do ano passado, após o temporal que castigou a região antes das enchentes.
“Primeiro relatamos a ajuda humanitária, a coordenação dela, a criação do Pix Solidário e todas as medidas, tomadas junto com entidades parceiras para socorrer e auxiliar os municípios no pós-catástrofe. Tudo isso deu origem ao Comitê Pró-Clima, do qual tivemos a oportunidade de apresentar os projetos e a forma como os criamos, assim como todas as estratégias para captar recursos”, resumiu o presidente do Cisvale.
LEIA TAMBÉM: Cisvale reúne novos secretários de Saúde para ofertar serviços e compras coletivas
Publicidade
Segundo ele, o conjunto de medidas implementadas na região tornou-se um modelo nacional de resposta e ação às catástrofes climáticas. “Estivemos lado a lado com membros da Defesa Civil de outros estados e pudemos compartilhar nossas ações, que podem servir agora de referência em casos de eventos extremos no Brasil. Isso amplia a relevância do Cisvale e de toda a região, que abraçou a causa e ajudou a tornar a recuperação do Vale do Rio Pardo menos difícil”, afirmou Becker.
Além dele e da diretora-executiva do consórcio, Léa Vargas, a apresentação contou com a participação do vice-presidente do Cisvale, Jarbas da Rosa, prefeito de Venâncio Aires, município muito prejudicado pelos eventos climáticos; e o prefeito Wilson Molz, que apresentou o exemplo de Sinimbu, município em reconstrução.
A Marcha dos Prefeitos em Brasília, que conta com mais de 15 mil inscritos de todas as cidades brasileiras, é considerada uma das atividades mais importantes para as gestões municipais, pois conta com a participação do governo federal e dos estados. Nos debates e painéis realizados nessa terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, estiveram presentes.
Publicidade
This website uses cookies.