A obra de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo, está em sua fase final. O telhado, que estava bem degradado, passou por um processo de recuperação. Nos últimos meses, concluiu-se o restauro da estrutura original de madeira – preservada praticamente na sua totalidade –, com a imunização e substituição pontual de peças mais degradadas, a inserção de uma subcobertura metálica e a instalação de estruturas de inspeção permanente.
Agora, os trabalhos seguem com o reentelhamento com telhas do tipo capa e canal, semelhantes às originais. O processo de restauro tem acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae). Na quarta-feira, 1º, a arquiteta Júlia França Martins vistoriou a obra, que tem como arquiteto responsável Lucas Volpatto, do Studio1 Arquitetura.
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No próximo domingo, 5, às 10 horas, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Rio Pardo, será apresentado à comunidade o que foi executado até o momento. E o projeto já tem data para ser entregue: 20 de dezembro.
Construída entre 1774 e 1779, a edificação é patrimônio tombado pelo município em 1980 e pelo Iphae em 2010, e simboliza a história viva da colonização portuguesa no Vale do Rio Pardo. Financiado com recursos do Pró-Cultura RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – Secretaria da Cultura do governo do Estado, o projeto é uma realização da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, sob a gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais.
Projetada pelo coronel e engenheiro Francisco João Roscio, que integrou uma comissão de demarcação de fronteiras, a construção rústica, com 1.756 metros quadrados, tem sete altares de madeira de origem barroca e sacadas. O tombamento deve-se aos detalhes de sua arquitetura e ao acervo existente no templo.
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Entre as estruturas mais valiosas estão o altar-mor e seis retábulos originais agregados; as imagens religiosas de Nossa Senhora do Rosário (principal), Nossa Senhora Das Dores; Santa Bárbara, São Benedito, da Irmandade dos Homens Pretos; Espírito Santo; Nossa Senhora da Conceição; Santa Maria; São Francisco de Paula e Santo Antônio, em estilo barroco tardio.
Também se destacam pinturas murais internas feitas por especialistas italianos, possivelmente na técnica de (a)fresco, produzidas no século 19, e o forro em madeira policromada, com destaque para imagens dos Quatro Evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e de Maria e Jesus Cristo.
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Outra preciosidade é a imagem articulada, em cedro policromado, do Senhor Morto – Jesus Cristo na Cruz, do século 19. O templo também possui o Mausoléu do Barão do Triunfo (monumento funerário onde esteve sepultado o general Andrade Neves, nobre militar rio-pardense do século 19) e o Batistério, espaço específico para a pia batismal antiga.
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