Único com sistema mecânico presente no Rio Grande do Sul, o órgão da Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil (IECLB) passou por uma restauração completa. A partir deste domingo, 18, os frequentadores voltarão a ter o som do instrumento musical como trilha sonora nos cultos.
Com quase 130 anos, o órgão foi encaminhado para restauração em agosto e teve o processo finalizado nessa quarta-feira, 14. O trabalho foi realizado em Santa Maria pela equipe do organeiro alemão Manfred Ronald Worlitschek. Histórico, o órgão de tubos é mais antigo até do que a Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do centro, onde fica instalado. A peça rara foi elaborada em 1887, na Alemanha. Já o templo, que fica na Rua Venâncio Aires, foi construído em 1924.
A entrega oficial do órgão de tubos ocorre neste domingo, durante o culto deste domingo. A celebração inicia as 9h30. O responsável pelo desmonre e reforma das seis mil peças, Manfred Ronald Worlitschek também vai tocar as canções de abertura e encerramento da cerimônia religiosa.
Publicidade
Com esse trabalho artesanal, a peça ficou livre de cupins, desgastes ou partes quebradas. O órgão de Santa Cruz tem três metros de largura, seis de altura e quatro de profundidade. A reforma completa custou R$ 85 mil.
This website uses cookies.